Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Pixabay
Educação
Ano letivo de 2021 começa em 8 de março nas escolas da rede estadual gaúcha
Secretaria da Educação deu prazo até 31 de janeiro para colégios concluírem o ano letivo de 2020
Rádio Guaíba
por  Rádio Guaíba
07/01/2021 14:02 – atualizado há 4 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria da Educação definiu o calendário escolar de 2021 para a rede estadual de ensino no Rio Grande do Sul. De acordo com a pasta, o início do ano letivo será dividido em três datas e de forma híbrida, ou seja, com aulas presenciais e remotas. Em 8 de março, as aulas começam para os alunos do Ensino Fundamental 1 (1º ao 5º ano). No dia 11 do mesmo mês iniciam as atividades escolares para estudantes do 6° ao 9° ano. E no dia 15 de março, para alunos do Ensino Médio e Técnico.

O secretário Estadual da Educação, Faisal Karam, explica que as escolas deverão trabalhar com ocupação de 50% das salas, sempre respeitando os procedimentos sanitários, como distanciamento, uso de máscara e utilização de álcool em gel. As atividades com os demais alunos será realizada de forma online. Caberá às instituições e coordenadorias regionais definirem como serão essas atividades e a divisão do atendimento aos alunos. “Nós vamos voltar agora em 2021, a partir de março, levando em conta todos os protocolos, materiais de higiene e recursos humanos que cada escola tiver. Nós não temos mais como viver mais um ano sem atividades presenciais”, afirma.

Conforme o secretário, todas as 2.477 escolas estaduais estão aptas a retornar às atividades e atender os alunos. Também neste ano o governo irá manter a contratação de temporários e terceirizados para realizar o serviço de limpeza e higienização das escolas, além da substituição eventual de professores. O investimento estimado é de R$ 270 milhões incluindo compra de materiais, serviços e equipamentos.

Ainda segundo o governo do Estado, os colégios têm até 31 de janeiro para concluir o ano letivo de 2020. A orientação é que os professores repassem relatórios às coordenadorias regionais apontando os conteúdos oferecidos no ano passado e quais os pontos necessários que deverão ser retomados no início do próximo ano letivo. Os educadores também participarão de uma segunda formação onde a Secretaria irá orientar sobre o uso dos equipamentos tecnológicos disponibilizados e que serão utilizados, principalmente, no ensino à distância no decorrer do ano.

Na avaliação do secretário, a tentativa de retomada das aulas presenciais no final de 2020 foi “tímida e fraca” em decorrência da curva de internações e mortes pela Covid-19. Com a possibilidade de chegada da vacina contra a doença, Faisal Karam espera que o retorno em 2021 seja mais efetivo por parte da comunidade acadêmica pois “a escola em si não gera contaminação”, afirmou.

Questionado sobre o aumento de matrículas para o ano letivo em 2021 e migração de alunos da rede privada para a pública, o secretário disse ser normal devido à crise econômica que muitos pais enfrentam no momento atual. Ele estima que 30 mil alunos migrem do ensino privado para o público neste ano. Na avaliação de Karam, “o grande gargalo será na rede pública municipal”, por conta do fechamento de inúmeras escolas de educação infantil particulares.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
você pode gostar...