Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Projeto de Lei propõe vacinação obrigatória contra raiva e leptospirose em cães e gatos em todo o Brasil

Proposta em análise na Câmara dos Deputados estabelece medidas punitivas, como advertência, multa e perda da guarda do animal, para quem descumprir a obrigatoriedade.

Redação
por  Redação
15/01/2024 13:30 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Câmara dos Deputados está avaliando o Projeto de Lei 4006/23, que busca tornar obrigatória a vacinação de cães e gatos contra raiva e leptospirose em todo o território nacional. A proposta prevê que a imunização deve ser conduzida de acordo com os protocolos e prazos determinados pelas autoridades sanitárias, sendo realizada por médicos veterinários registrados no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

De acordo com o texto, o descumprimento da medida sujeita os proprietários dos animais a penalidades progressivas:

Advertência, em caso de primeira infração;

* Multa, para casos de reincidência, com valores variando de R$ 1 mil a R$ 10 mil;

* Perda da guarda do animal, quando a persistência na negligência colocar em risco a saúde pública.

O autor do projeto, deputado licenciado Jeferson Rodrigues (Republicanos-GO), destaca a eficácia da vacinação como um método preventivo contra doenças, contribuindo para a proteção da saúde pública e o bem-estar dos animais de estimação.

A leptospirose é uma doença febril aguda causada pela exposição à urina de animais infectados, principalmente ratos, enquanto a raiva é uma zoonose transmitida por um vírus fatal tanto para seres humanos quanto para animais, afetando o sistema nervoso central e resultando em óbito após curto período de evolução.

A proposta seguirá para análise, em caráter conclusivo, pelas comissões de Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Constituição e Justiça e de Cidadania.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE