Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erechim registra precipitação acumulada de 83 mm até às 5h deste sábado

Vacaria teve 95 mm de chuva no mesmo período. Passo Fundo e Palmeira das Missões contabilizaram 70 mm e 73 mm, respectivamente

Met Sul Meterologia
por  Met Sul Meterologia
07/10/2023 10:27 – atualizado há 23 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma frente quente que se formou sobre o Sul do Brasil trouxe muita chuva, raios e queda isolada de granizo em parte do Rio Grande do Sul nas últimas horas. A instabilidade mais forte, tal como era previsto pela MetSul Meteorologia, se concentrou em localidades da Metade Norte gaúcha.

Esta frente quente se formou a partir do avanço de ar tropical quente sobre a massa de ar frio que estava sobre o Rio Grande do Sul e que trouxe mínima de 4ºC no Sul gaúcho no começo da sexta-feira. Uma massa de ar quente toma conta do Paraná enquanto ao Sul da frente quente a temperatura é muito menor.

Os acumulados de chuva até 5h da manhã deste sábado eram de 95 mm em Vacaria, 83 mm em Erechim, 73 mm em Palmeira das Missões, 70 mm em Passo Fundo, 67 mm em Soledade, 66 mm em Fontoura Xavier, 65 mm em Frederico Westphalen, 64 mm em Horizontina, 63 mm em São José dos Ausentes, 60 mm em Caxias do Sul e Cambará do Sul, 57 mm em Lagoa Vermelha, 56 mm em Torres, São Francisco de Paula e Serafina Corrêa, 55 mm em Santa Rosa e Morrinhos do Sul, e 51 mm em Canela. O número de raios detectado no Rio Grande do Sul pelo sensor GLM do satélite GOES-16 em 24 horas até 5h deste sábado era de 172.486.

Erechim registra grande volume de chuvas neste sábado. FOTO: Climatempo/divulgação

Os municípios que mais registraram descargas no período foram Palmeira das Missões (3.704), Vacaria (3.561), Lagoa Vermelha (3.259), Muitos Capões (2.997), Bom Jesus (2.696), São Luiz Gonzaga (2.269), Cruz Alta (2.214), São Francisco de Paula (2.138), São Miguel das Missões (2.110) e Joia (2.010).

Justamente as nuvens mais carregadas da frente quente e que provocaram muitos raios na Metade Norte foram responsáveis pela queda de granizo em pontos isolados da região, como em Santo Ângelo, nas Missões. Sistema frontais quentes, habitualmente, trazem granizo.

A Metade Norte do Rio Grande do Sul terá um sábado de tempo encoberto e chuvoso. Chove muito com risco de alagamentos e inundações no Noroeste gaúcho, Médio e Alto Uruguai, Planalto, Norte da Serra, Campos de Cima da Serra e áreas mais ao Norte da costa. Estas áreas devem ter ainda raios e temporais isolados com risco elevado de granizo. A instabilidade é maior entre a madrugada e de manhã, diminuindo da tarde para a noite. 

Saiba mais: https://metsul.com/frente-quente-traz-chuva-volumosa-e-granizo-no-rio-grande-do-sul/


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE