Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

SC tem 1ª morte decorrente das chuvas que atingem o Estado desde a madrugada de quarta

Pelo menos 54 municípios registraram ocorrências em virtude dos temporais.

NDMais
por  NDMais
05/10/2023 16:53 – atualizado há 29 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na manhã desta quinta-feira (5) a primeira morte decorrente das chuvas que atingem o Estado desde a madrugada de quarta. Uma bebê está ferida. Há, pelo menos, 54 cidades que registraram estragos devido aos fenômenos. Os dados foram atualizados às 9h.

Temporal deixou rastro de destruição em Canoinhas – Foto: Prefeitura de Canoinhas/Reprodução/ND

A vítima fatal é um morador de Rio do Oeste, no Alto Vale do Itajaí. Ele morreu por volta das 17h desta quarta-feira após tentar atravessar de bicicleta a correnteza em uma plantação de arroz. Ele “perdeu o controle e caiu no valo, que estava cheio em decorrência das chuvas”, detalha o boletim do órgão.

Em Timbó, no Vale do Itajaí, uma bebê de 1 ano ficou ferida após a casa onde mora ser atingida por um deslizamento – ela precisou ser resgatada dos escombros. De acordo com o boletim, a vítima “foi conduzida ao hospital e encontra-se estável”.

Pelo menos 54 municípios registraram ocorrências em virtude dos temporais. Até então, as prefeituras de sete municípios decretaram situação de emergência: São Bento do Sul, Ibiam, Jaborá, Jaborá, Corupá, Laurentino, Presidente Getúlio e Campo Alegre.

“Do total de ocorrências registradas na Defesa Civil, 54,2% foram causadas por chuvas intensas, 10,2% por deslizamentos de terra e 10% por alagamentos. Houve registro de granizo também durante esse período de chuvas intensas, fato que gerou 7% dos estragos registrados”, destaca a Defesa Civil.

Foto: CBMSC

Apesar da trégua atual, a previsão é de que as chuvas retomem nas próximas 96 horas, a partir desta sexta-feira (6), de acordo com o meteorologista Ronaldo Coutinho. A Defesa Civil destaca que a condição do tempo muda devido ao afastamento da frente fria e entrada de uma área de alta pressão.

Os temporais devem ser mais intensos principalmente em áreas próximas ao Rio Grande do Sul, Serra e Sul do Estado e aumentando no período da tarde e noite, informa Coutinho.

A chuva, pontualmente intensa e volumosa, pode vir acompanhada de trovoadas, fortes rajadas de vento e eventual queda de granizo, risco moderado a alto para ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas e deslizamentos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE