Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Erebango: Produtores devem observar o prazo para a Declaração Anual de Rebanho

Escritório de Defesa Agropecuária do município conta com equipe técnica que orienta as famílias do campo sobre as obrigações que contribuem na rotina de trabalho

Assessoria da PM de Erebango
por  Assessoria da PM de Erebango
22/08/2022 13:53 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Os produtores rurais de Erebango devem preparar seus documentos para a tradicional declaração anual de rebanho que, em 2022, encerra no dia 31 de outubro, contudo, a principal orientação da equipe técnica do município é não deixar para a última hora.

O motivo é a nova plataforma desenvolvida pela Secretaria Estadual de Agricultura, a qual reúne um maior número de informações, tais como: dados referentes ao rebanho, às propriedades e aos produtores rurais. A expectativa é que, gradualmente, a declaração possa ser feita pelos próprios produtores via sistema, mas neste ano, ainda acontece no formato presencial.

O procedimento obrigatório e gratuito deve ser feito diretamente no Escritório de Defesa Agropecuária, localizado no Centro Administrativo. A declaração envolve todos os animais de produção, como por exemplo, bovinos, ovinos, suínos, aves, equinos e coelhos.

De acordo com o responsável pelo setor em Erebango, Aércio Klaesener, é essencial que os produtores mantenham as informações das propriedades atualizadas, sendo que é a principal forma de ampliar a segurança de rebanho do próprio município e, ainda, de todo Estado. 

“Sempre orientamos a todos para que estejam em dia com suas obrigações e informem os movimentos ocorridos, a exemplo de nascimento de animais, controle de imunizações, compra e venda com Guia de Trânsito Animal (GTA), entre muitos outros compromissos pertinentes à atividade”, ressalta Aércio ao citar que é imprescindível observar o período de vacinação contra a brucelose, que deve ser feita em terneiras com idade de três a oito meses. 

Após a aplicação é preciso apresentar o atestado de vacinação.

Acompanhamento permanente

O município também dispõe do trabalho da médica veterinária Lucimar Martins, que realiza visitas e orientações às famílias do campo. O objetivo é alertar, de forma permanente, sobre os cuidados essenciais que irão favorecer a rotina de trabalho e os resultados da produção.

Fique atento!

Vale ressaltar que, os produtores que não cumprirem com a obrigatoriedade da Declaração Anual de Rebanho, ficam passíveis de multa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE