Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Erebango sedia evento e reconhece produtores de vinho da região

Após apreciações e análises, o ponto alto da programação, organizada pela Emater com o apoio da prefeitura, ocorreu neste sábado (20), no Salão Paroquial.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
22/08/2022 10:44 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Frio e um bom vinho. Essa frase pode ser clássica principalmente na atual e mais fria estação do ano. Porém, para quem produz, a preocupação com a qualidade da bebida é algo permanente e inicia antes mesmo do plantio da uva.

Com o objetivo de aprimorar constantemente a atividade no município e microrregião, foi promovido um evento especial em Erebango. Após apreciações e análises, o ponto alto da programação, organizada pela Emater com o apoio da prefeitura, ocorreu neste sábado (20), no Salão Paroquial.

No turno da manhã, os participantes acompanharam uma palestra com o enólogo e mestre em Biotecnologia Industrial, Valmor Bandiera. Entre os principais aspectos abordados pelo especialista, destacam-se os cuidados e orientações para a elaboração do vinho artesanal na propriedade. À tarde, foi o momento de premiar os produtores com base nos indicadores técnicos considerados pelas comissões.

Orgulho e incentivo

O prefeito Valmor José Tomelero, prestigiou as atividades, parabenizou todos os envolvidos, especialmente os produtores. “É motivo de muito orgulho acompanharmos a dedicação pelo trabalho e o anseio de evoluir cada vez mais. Foi um momento de avaliação e ampliação de conhecimentos para que tenhamos vinhos com um padrão de qualidade cada vez melhor”, exaltou o prefeito.

Do mesmo modo, o gerente regional da Emater, Gilberto Tonello, recordou que a equipe da Emater está envolvida nessa atividade há 13 anos, parabenizou a todos e salientou: “Sabemos que há um longo caminho a ser percorrido para evoluir tanto nessa atividade como em outras desenvolvidas nas propriedades, mas é muito importante esse comprometimento e participação em eventos que visam contribuir para o sucesso dos trabalhos”.

Para o gerente de Negócios Agro – Sicredi, Luiz Henrique Didoné, a ocasião marca uma retomada, após momentos tão desafiadores na pandemia. Ele aproveitou para conceder os parabéns aos produtores e à organização do encontro, e enalteceu as evoluções registradas na produção do vinho ao longo do tempo. “É um conhecimento específico que envolve desde o parreiral até a chegada do produto na mesa do consumidor”, pontuou Didoné ao acrescentar que o Sicredi é parceiro de ações como essa, que visam o desenvolvimento.

Reconhecimento

Entre os premiados com um troféu pela qualidade do vinho, está o erebanguense Daniel Schafer. Ele conquistou a segunda colocação na categoria Gosto técnico vinho tinto. Para ele, que atua na atividade há 22 anos, a produção de vinho é como um passatempo. “Gostamos muito da atividade e cultivamos uma área de aproximadamente 1 hectare de uva, nas variedades Niágara branca, Bordô, Niágara Rosa e agora iniciamos com a 'BRS Lorena'. Atualmente a produção é para consumo próprio, mas no futuro talvez possamos agregar mais valor e comercializar. Por enquanto, quem ganha ao consumir são os familiares e amigos”, declarou.

Residente em Floriano Peixoto, Leonel Luis Malacarne, recebeu dois troféus. O reconhecimento tem um sabor especial e emocionante ao produtor que desde a infância acompanha os parreirais da família. Ele também já recebeu prêmios em âmbito municipal. “São mais de 60 anos na atividade e para manter a qualidade, procuramos colher a uva bem madura, observar a graduação e os cuidados no armazenamento. Atualmente meus filhos Leandro e Leomar cuidam da produção”, relatou.

Confira a seguir os produtores premiados em cada categoria:

Categoria: Gosto técnico vinho tinto

1º lugar: Fernando Pereira (Sertão)

2º lugar: Daniel Schafer (Erebango)

3° lugar: Gilmar Antônio Dalbosco (Estação)

Categoria: Gosto técnico vinho branco

1º lugar: Darci Zanivam (Floriano Peixoto)

2º lugar: Laudete Beledelli (Estação)

3º lugar: Leonel Luis Malacarne (Floriano Peixoto)

Categoria: Gosto popular vinho tinto

1º lugar: Daniel Zeni (Estação)

2º lugar: Ivaldir Schimento (Sertão)

3º lugar: Luiz Dall Agnol (Getúlio Vargas)

Categoria: Gosto popular vinho branco

1º lugar: Neri Londero (Estação)

2º lugar: Roberto Althaus (Floriano Peixoto)

3° lugar: Leonel Luis Malacarne (Floriano Peixoto)

Categoria Destaque (criada por indicação técnica do enólogo para incentivar o plantio da uva Francesa que tem potencial para a elaboração de suco e vinho): o premiado foi o produtor Claudemir Fontana, de Sertão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE