Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Comunidade de Erebango recepciona o Fogo Simbólico da Pátria

Estudantes e professores, autoridades civis e militares participaram do ato que marcou a chegada do Fogo Simbólico ao município na manhã desta quinta-feira, 18.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
19/08/2022 08:57 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Estudantes e professores das redes municipal e estadual, além de autoridades civis e militares participaram na manhã desta quinta-feira (18), na Escola Municipal Onze de Abril, em Erebango, do ato que marcou a chegada do Fogo Simbólico ao município. A solenidade foi organizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, e contou com a presença dos veteranos da Liga da Defesa Nacional, por meio da 85ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria. Em uma ação voluntária, eles percorrem o Estado conduzindo o símbolo que surgiu ainda em 1938.

O tema nacional definido pela Liga da Defesa Nacional para este ano é o “Bicentenário da Independência”. Em âmbito municipal, a Semana da Pátria segue a mesma homenagem.

Em razão da instabilidade do tempo, a Corrida do Fogo Simbólico foi adaptada em um curto trajeto, porém, manteve a expressividade, sendo acompanhada pelos alunos: Gustavo Dolne de Souza; Isadora Zarichta; Jesreel de Moraes e Mirian Muniz Camargo, junto a escolta da Brigada Militar.

Na sequência, o comandante do Eixo Centro-Norte, Iran Roberto Soares Cohen, realizou a entrega da centelha ao prefeito, Valmor José Tomelero, que efetuou o acendimento da Pira. Ao saudar os membros da Liga, enaltecendo a representatividade do trabalho que promovem no Rio Grande do Sul, o chefe do Executivo municipal reforçou a essência de momentos voltados ao resgate, valorização da história e respeito à pátria. “Parabenizamos o grupo pela atuação e sabemos o quão especial é envolver e motivar a comunidade escolar ao civismo. Essa é mais uma atividade no campo da Educação que precisamos valorizar e investir. Do mesmo modo, no ambiente escolar, devemos prepara-los para que sejam cidadãos cada vez conscientes do seu papel no futuro da sociedade”, enfatizou Tomelero.

Respeito e homenagens

Ao fazer suas considerações, comandante Cohen enalteceu a importância de cultivar o sentimento voltado ao patriotismo, o qual representa o nosso País. “Gostaria de dizer, principalmente aos jovens, para que respeitem seus pais, professores, diretores, pois são eles os responsáveis pelo desenvolvimento de vocês e respeitem o lugar de onde vocês vieram, pois a partir disso, estarão semeando o amor à sua pátria. Lembre-se, sempre, do seu país e da sua nação”, reiterou o comandante que entregou um diploma ao prefeito, como forma de agradecimento.

Pelo município, ao reconhecer a atividade do grupo de voluntários, a secretária de Educação, Cultura, Desporto e Turismo, Milena Hoppen Zanata, fez a entrega de um boton aos membros da liga (comandante Cohen e ao adjunto de comando do Eixo Centro-Norte, Sr. Paulo Ricardo Pereira) e ainda, ao 1º tenente do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Norberto Fernandes, 2º sargento do Corpo de Bombeiros, Paulo Daniel Junior e aos policiais militares que atuam em Erebango, os quais prestigiaram a cerimônia.

O boton representa o estímulo à preservação de patrimônios como o Cemitério do Combate que completa seu centenário no próximo ano.

Apresentações artísticas

A solenidade teve, ainda, apresentações artísticas desenvolvidas pela Banda Marcial do município e pelo Grupo de Ballet Grau 1, as quais encantaram os visitantes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE