Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Entidade da piscicultura questiona risco de importação

“Além disso, a importação em si causa muita estranheza"

Agrolink.com
por  Agrolink.com
17/01/2024 22:41 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um lote de tilápia importada do Vietnã chegou ao Brasil em dezembro de 2023, gerando preocupações significativas para a Associação Brasileira da Piscicultura (Peixe BR) e toda a cadeia de produção de peixes de cultivo. O presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, expressou preocupação com a falta de informações sobre se o lote foi submetido a análises de riscos sanitários para garantir sua segurança para consumo.

Além disso, ele ressaltou a falta de conhecimento sobre o processo de criação e processamento da tilápia no Vietnã, considerando isso também como um motivo de preocupação. “Também temos muitas dúvidas sobre o custo da importação, tendo em vista que os valores pagos são inferiores ao custo de produção no Brasil. Isso é dumping”, assinala o dirigente.

“Além disso, a importação em si causa muita estranheza, já que o Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, cultiva a espécie seguindo os mais rígidos critérios de boas práticas – incluindo alimentação balanceada e controle sanitário. A tilápia brasileira prima pela qualidade e é, sem dúvida, uma das melhores do mundo. E a oferta interna cresce ano após ano”, complementa Medeiros.

O presidente executivo da Peixe BR questiona a importação da tilápia do Vietnã, destacando a expansão da piscicultura brasileira, que envolve mais de 1 milhão de produtores, principalmente pequenos, gerando cerca de 1 milhão de empregos. Ele expressa preocupação com o impacto social e econômico, afirmando que a importação pode comprometer a sobrevivência dos pequenos piscicultores. A Peixe BR está em contato com os Ministérios da Pesca e Aquicultura, Agricultura e Pecuária, e Trabalho e Emprego para verificar as análises de risco sanitário e entender os motivos da importação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE