Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Avançam negociações para liberação de criação de tilápias no RS

Em reunião na Secretaria de Meio Ambiente, o presidente da AMAU e vice-presidente da Famurs, Marcelo Arruda, informa que na próxima semana será criado um grupo de trabalho para tratar sobre o tema

Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
por  Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
18/07/2023 12:53 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mais um importante passo foi dado nesta segunda-feira, 17, em Porto Alegre, para buscar a liberação de criação de tilápias no Rio Grande do Sul, e que pode beneficiar os municípios lindeiros da região no Rio Uruguai.

O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, que também é vice-presidente da Famurs, juntamente com Superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Famurs, Gilmar da Silva; Superintendente Administrativo e Financeiro da Famurs, Paulinho Salbego e Assessora Técnica do Meio Ambiente da Famurs, Marion Heinrich estiveram em audiência na Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Rio Grande do Sul.

Foram recebidos pelo secretário adjunto de Meio Ambiente do RS, Marcelo Camardelli e o chefe da Divisão de Controle e Monitoramento da Qualidade Ambiental da secretaria de Meio Ambiente, Mateus Evangelista Leal, que é biólogo

O assunto em pauta foi a criação do grupo de trabalho que o Estado está criando a partir da próxima semana para alinhar a regulamentação e a liberação da produção de tilápias em todo o RS, já que está suspensa através de Ação Civil Pública de autoria do Ministério Público Federal contra o Estado, que alega que deve ser feito um monitoramento da espécie na bacia do Rio Uruguai, considerando que se trata de espécies exóticas.

De acordo com Marcelo Arruda “nosso pleito é que seja liberada a criação de tilápias em tanques de rede no Rio Uruguai, o que exige um estudo maior. Esse é o nosso grande desejo, usando o bom exemplo que a comitiva do Alto Uruguai, conheceu no final de junho em Alfenas em Minas Gerais, onde apenas um produtor, produz 3 mil quilos de tilápias”.

O presidente da AMAU reiterou para a Secretaria de Meio Ambiente, que possuímos um grande nicho de mercado, já que todo o norte do RS, abrange de ponta a ponta o Rio Uruguai, com inúmeras barragens instaladas: “Esse farto recurso natural, viabiliza a criação de tilápias. Hoje o Rio Grande do Sul, adquire o peixe quase em sua totalidade de Santa Catarina e do Paraná”, sublinha Arruda.

Após a liberação da legislação, Marcelo Arruda aponta para outros desafios: “para agregar valor, precisamos industrializar esses peixes. É uma grande oportunidade e que pode atrair investidores que queiram atuar nos municípios.

Essa demanda é fruto de uma comitiva do Alto Uruguai, composta por prefeitos da AMAU, Sicredi UniEstados, Sebrae e Emater que realizaram uma viagem de estudos e negócios para Minas Gerais e São Paulo. No dia 29 de junho em Alfenas (MG), conheceram como funciona a criação de tilápias em tanques e o processamento dos peixes: “A AMAU, a Famurs e outros municípios do norte do RS, estão sendo protagonistas nesse processo, num diálogo aberto com o governo do RS e com todos os órgãos envolvidos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE