Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Criação de tilápias na bacia do Rio Uruguai, para alavancar renda

Comitiva do Alto Uruguai em Minas Gerais, conheceu como funciona a criação da espécie em tanques e o processamento dos peixes que chega a duas toneladas por dia

Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
por  Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
30/06/2023 14:49 – atualizado há 55 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um grande aprendizado para a Comitiva do Alto Uruguai, formado pela AMAU, Sicredi UniEstados, Sebrae e Emater, ocorreu na manhã de quinta-feira, 29, em Alfenas (MG), quando conheceram a criação de tilápias, em tanques de rede, na represa de Furnas.

Trabalham há 10 anos com psicultura. São 20 trabalhadores nos tanques e no frigorífico que funciona no local.

Para o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, “nosso Rio Uruguai, nos lagos das barragens tem grande potencial para esta atividade”.

Porém o Rio Grande do Sul possui restrições na legislação ambiental que norteia esse tipo de atividade, que proíbe a criação de tilápia no Rio Uruguai: “os prefeitos da AMAU estão unidos para mudar essa realidade, com o apoio da Famurs”, pontua a presidente Arruda.

A criação de tilápias na bacia do Rio Uruguai foi objeto de uma Ação Civil Pública, impetrada pelo MPF contra o IBAMA e Estado do RS. Técnicos do Estado entendem, diante da decisão exarada no processo, que deve ser feito um monitoramento da espécie nessa Bacia, considerando que se trata de espécies exóticas. E é sobre essa ação que os prefeitos estão trabalhando, para reverter a situação.

Através do exemplo de Alfenas, é possível garantir uma renda extra aos produtores, pois estão em todo o processo, desde a criação em tanques, até o beneficiamento em frigorífico próprio. São processadas duas toneladas por dia, através de empreendimento familiar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE