Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Grupo de trabalho irá buscar mudança na legislação para criação de tilápias

Aprendizado em recente viagem a Minas Gerais poderá trazer ganhos significativos ao Alto Uruguai

Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
por  Rodrigo Finardi/Assessoria AMAU
08/07/2023 00:05 – atualizado há 1 hora
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana de junho, uma comitiva do Alto Uruguai, composta por prefeitos da AMAU, Sicredi UniEstados, Sebrae e Emater realizaram uma viagem de estudos e negócios para Minas Gerais e São Paulo.

Numa das visitas, no dia 29 de junho, em Alfenas (MG), conheceram como funciona a criação de tilápias em tanques e o processamento dos peixes que chega a duas toneladas por dia.

O presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, esteve junto com a comitiva e vislumbrou que o Rio Uruguai, nos lagos das barragens tem grande potencial para esta atividade.

Porém, a legislação ambiental do RS, proíbe a criação de tilápias no RS, através de Ação Civil Pública, impetrada pelo MPF contra o IBAMA e Estado. Técnicos do Estado entendem que deve ser feito um monitoramento da espécie na bacia do Rio Uruguai, considerando que se trata de espécies exóticas.

Para não deixar a ideia esfriar e mudar essa realidade, o presidente da AMAU, que também é vice-presidente da Famurs, manteve reunião esta semana na Federação dos Municípios.

“Está sendo criado um grupo de trabalho na Famurs para tratar essas questões. Foi proposto para alinharmos uma reunião com a secretaria do Meio Ambiente para destravar este tema e unir esforços para regulamentar o manejo da criação de tilápias. O exemplo de Alfenas, se implementando em nossa região, garantirá uma rende extra significativa aos produtores”, comenta Arruda.

Outro assunto debatido na reunião, juntamente com o Superintendente Técnico e de Relações Institucionais da Famurs, Gilmar da Silva, foi sobre a Comissão dos Municípios sem Acesso Asfáltico, que faltam ainda 29 no Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE