Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

46ª Expointer: Touro bate recorde com mais de 1,4 mil quilos

"Touro de Cachoeira do Sul quebra recorde de peso na 46ª Expointer: Hudson da Boa Esperança atinge 1.410 quilos."

REdação AU/Assessoria
por  REdação AU/Assessoria
27/08/2023 17:39 – atualizado há 28 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Vem de Cachoeira do Sul o “peso pesado” da 46ª Expointer. O touro Hudson da Boa Esperança, da raça Limousin, atingiu a marca de 1.410 quilos na balança neste domingo (27), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Hudson, um touro de quatro anos, filho do touro francês Duvalier e da vaca campeã Limousin Expointer 3M Xuza, alcançou um peso de cerca de 1,2 mil quilos no ano passado. O pecuarista Edgar Ferreira Lima, conhecido como Cacaio e presidente da Associação Nacional dos Criadores de Limousin, celebrou a conquista de sua propriedade pelo sétimo ano seguido.

É a coroação de nosso trabalho e uma oportunidade para promover as qualidades da raça Limousin, conhecida por sua alta produção de carne", acrescentou. Este ano, Hudson também conquistou o grande campeonato da raça na ExpoLondrina, no Paraná. No ano passado, o campeão foi Guardião da Boa Esperança, pesando 1.330 quilos.

Na pecuária de corte, ter alguns quilos extras não é um problema e pode até resultar em títulos. Para atingir esse peso, há um intenso trabalho nos meses que antecedem a Expointer. O touro é alimentado três vezes ao dia em piquetes, com silagem de milho, casca de soja e ração. Nos últimos dias, ele permaneceu no estábulo recebendo alfafa triturada, saindo apenas para caminhar e tomar sol.

Para chegar a esse resultado, Cacaio conta que o trabalho é feito desde o nascimento do animal. Além dos cuidados com a sanidade e alimentação, a qualidade genética e o manejo são essenciais para formar um campeão. “A raça é de peso, não tem segredo”, ressalta. “A gente cria esses animais em um sistema semi-estabulado, ou seja, prende de noite e solta de dia”.

De acordo com o regulamento estabelecido para cada raça, a pesagem faz parte do julgamento de admissão, juntamente com outros aspectos, como exame de arcada dentária, altura e espessura de gordura, que indicam a qualidade dos animais, explica Pablo Charão, chefe do Comissariado-Geral da Expointer.

Após a avaliação, os animais são liberados para participar dos julgamentos em pista. Essas informações são incluídas na planilha de julgamento e disponibilizadas aos jurados, podendo ser um diferencial na escolha do campeão. O julgamento de admissão é realizado em parceria entre o Departamento de Defesa Sanitária Animal da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) e as associações de raças.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE