Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Expointer 2023 - Pavilhão da Agricultura Familiar tem maior número de expositores da história da Expointer

São 372 empreendimentos de 174 cidades, sendo que 73 estarão pela primeira vez no espaço.

Assesoria Expointer
por  Assesoria Expointer
25/08/2023 22:11 – atualizado há 46 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No ano que completa 25 anos, o Pavilhão da Agricultura Familiar na 46ª Expointer terá o maior número de expositores da história. São 372 empreendimentos de 174 cidades, sendo que 73 estarão pela primeira vez no espaço.

Além dos empreendimentos selecionados, o Pavilhão oferece sete cozinhas, coordenadas por associações e cooperativas, que comercializam refeições durante toda a feira, atendendo expositores e visitantes, com receitas ligadas à tradição e aos costumes das diversas etnias presentes no meio rural gaúcho.

No Pavilhão também é possível conhecer e adquirir produtos ligados ao artesanato e às flores e plantas. Quatro estandes apresentarão artesanato indígena das etnias Mbyá-Guarani, Kaingang e Xokleng e 15 agroindústrias trabalharão com produtos orgânicos.

Chama a atenção é o número de empreendimentos liderados por jovens e mulheres. Em 2023, os jovens estão à frente de 87 empreendimentos e as mulheres comandam 148.

O Pavilhão da Agricultura Familiar é organizado por uma comissão composta pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Emater/RS-Ascar, Fetag/RS, Fetraf/RS e Via Campesina.

A abertura da 25ª edição do Pavilhão, com a presença do ministro de Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, entre outras autoridades nacionais e estaduais, será na quinta-feira (31/08), às 11h.

PEAF

As agroindústrias pertencem ao Programa Estadual de Agroindústria Familiar (Peaf), coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR) e operacionalizado pela Emater/RS-Ascar, têm a possibilidade de utilizar o Selo Sabor Gaúcho, que representa a identificação visual do programa, constatando que os produtos são oriundos das agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul. O selo indica que as mercadorias passaram por processo de formalização com apoio do Estado e estão aptos a serem comercializados conforme legislações vigentes.

“A Emater participa da organização do Pavilhão desde o começo, como uma pequena iniciativa de ter os produtos da agricultura familiar numa grande feira”, destaca Bruna Bresolin, engenheira de alimentos da equipe de Agroindústrias da Emater/RS-Ascar, vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), ao observar o histórico do Pavilhão, que foi ampliado, contemplando o crescente número de agroindústrias familiares formalizadas no Estado. “É uma honra para nós da Emater, pois a presença crescente das agroindústrias no Pavilhão concretiza todo o trabalho desenvolvido pela Extensão Rural e Social de formalização dos empreendimentos”, diz Bruna.

Segundo a extensionista, através do Peaf, as agroindústrias são formalizadas em três áreas: tributária-fiscal, ambiental e sanitária. Para tanto, o Programa possui duas etapas: de cadastro: quando família manifesta interesse em formalizar o empreendimento e sua produção e, partir desse cadastro, começa a receber Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (Aters) diferenciada e tem acesso a alguns serviços para viabilizar esse negócio. Na etapa posterior, quando o empreendimento está formalizado nas três áreas, a agroindústria é inclusa no Programa e está apta a acessar outra série de serviços que é disponibilizada.

“O trabalho de formalização da agroindústria familiar é uma política pública de Estado muito importante para o fortalecimento das famílias que estão no campo, para a promoção da sucessão familiar, agregação de valor das matérias primas produzidas, geração de renda e para a valorização do trabalho da mulher, que na maioria das vezes lidera esses empreendimentos”, avalia Bruna.

Para ela, o Pavilhão é muito importante e um local e um momento par exaltar a riqueza de produtos da agricultura familiar.

No Pavilhão será ofertada grande variedade de embutidos, defumados, queijos e laticínios diversos, pães, cucas, biscoitos, doces, geleias, mel, pescados, derivados da cana-de-açúcar, farinhas, vinhos, espumantes, cachaças, sucos, temperos, frutas desidratadas, ovos, licores, erva-mate, grãos e cervejas artesanais.

Na área do artesanato, estarão produtos elaborados com matérias-primas encontradas nas propriedades rurais, como lã, fibras vegetais, couro, madeira, porongos e artigos de cutelaria ligados à tradição gaúcha. Entre os produtores de plantas e flores, se destaca a produção de suculentas, orquídeas, bromélias e cactos, além da oferta de sementes crioulas.

TRANSFORMAÇÃO SOCIAL COM RENDA

O titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Ronaldo Santini, destaca os resultados que as feiras vêm atingindo em todo Estado. 

“As feiras da agricultura familiar crescem e se solidificam como um importante instrumento de transformação social e geração de renda para os nossos produtores. A grande prova disso é o engajamento cada vez maior das agroindústrias nas feiras ocorridas em todo o território gaúcho”.

Ele lembra que, no primeiro semestre de 2023, a secretaria apoiou 15 eventos. Somados, eles geraram quase R$ 10 milhões em vendas, apenas nos espaços destinados à agricultura familiar.

“Não tenho dúvidas de que os números do pavilhão na Expointer também serão significativos”, enfatiza.

CONCURSOS

Promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e Emater/RS-Ascar, concursos de queijo colonial, doce de leite, vinho e suco, salame e linguiça, mel, melado e cachaça são realizados durante a Expointer, no Pavilhão da Agricultura Familiar.

Participam agroindústrias familiares que expõem e comercializam na Expointer, que devem se inscrever no sábado e domingo (26 e 27/08), das 9h às 12h, na Sala dos Concursos do Pavilhão, com Bruna Bresolin e Vitoria Souza Henrique.

“O objetivo é valorizar os produtos da agroindústria familiar e incentivar a melhoria contínua”, ressalta Bruna, ao citar, como critérios a serem avaliados, os aspectos visuais dos produtos, sabor e aroma.

Confira os concursos:

  • Segunda 28/08, 09h, queijo colonial
  • Segunda 28/08, 11h, doce de leite
  • Segunda 28/8, 14h, vinho e suco
  • Terça 29/08, 09h, salame e linguiça
  • Quarta 30/08, 09h, mel
  • Quarta 30/08, 11h, melado
  • Quarta 30/08, 14h, cachaça

A divulgação dos resultados será na sexta-feira (01/09), às 11h30, no Pavilhão.

Todos os participantes recebem certificado de participação, com a devolução das notas obtidas em cada critério. Já os vencedores (1°,2°, 3° lugares), recebem placa.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE