Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

28,8 mil interações e atendimentos no Programa 60+ em 2023

Centro de Convivência do Idoso é local permanente para promoção de saúde e bem-estar

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
17/01/2024 17:48 – atualizado há 13 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Assistência Social, entregou à comunidade o Centro de Convivência do Idoso, local que abriga o Programa 60+. Em cerca de dois anos de funcionamento, hoje, o local registra mais de 28,8 mil atendimentos no período de um ano e, aproximadamente 600 pessoas por semana. Foi um crescimento de mais de 150% no número de atendimentos pelo 60+ em 2023. Em 2022 foram 11,2 mil atendimentos realizados.

Qualidade de vida

Para a aposentada Heloísa Araújo Ferreira, de 65 anos, que participa há cerca de um ano, estar no Programa 60+ é saúde e qualidade de vida. “Em março faz um ano que participo toda semana das atividades. Hoje, posso descrever esse momento como de muita felicidade e gratidão. Aqui temos o que precisamos para o nosso bem-estar e estou muito feliz em poder participar. Além disso, desde que iniciei aqui no 60+ não faço mais uso de medicação. Não é mais necessário, só tomo o meu remedinho da pressão. Os outros não preciso mais. Depois do 60+ tenho mais saúde e felicidade”, disse Heloísa que frequenta o Centro quatro vezes por semana.

Já o aposentado Lidovino Dalla Rosa, de 87 anos, que frequenta o local desde o início, sendo um dos primeiros a integrar o Programa 60+, gratidão é a palavra que define esse momento. “Que alegria estar aqui. Sou muito grato a todos que trabalharam para que esse Centro se tornasse realidade. Desde que comecei a participar das atividades minha vida mudou pra melhor. Hoje tenho saúde, vontade de viver e qualidade de vida. Sou muito grato a todos que trabalharam por isso”, afirma Lidovino.

Saúde e bem-estar

Segundo o prefeito de Erechim, Paulo Polis, o 60+ incentiva a socialização dos idosos e, assim, assegura a realização dos seus direitos. “O Centro de Convivência do Idoso, onde são realizadas as atividades do Programa 60+ e que recebe cerca de 600 pessoas por semana, busca promover ações que garantam um envelhecimento ativo e saudável, bem como a promoção do bem-estar”, explica.

Com um ambiente acolhedor e com muita interação, os integrantes do 60 + participam de atividades diárias como aulas de dança, câmbio, ginástica, academia, coral, yoga. A infraestrutura do espaço foi pensada, detalhadamente, para que ofereça todo o amparo necessário, com uma equipe técnica e administrativa que orienta e coordena tudo o que ali é desenvolvido.

Importante destacar que o Programa 60 + é, totalmente, voltado à saúde e ao bem-estar dos participantes, com foco na prevenção de doenças. No local são realizadas atividades diárias, ginástica laboral, academia, os participantes têm lazer e entretenimento, recebem palestras, aulas de alimentação saudável, informática, conversam, interagem, aprendem a se divertir, e isso faz muito bem para a saúde física e mental, reduzindo até, em alguns casos, a quantidade de remédios que tomam. “O Programa 60 + é sinônimo de bem-estar e longevidade”, disse o prefeito

Viver a melhor idade

A secretária de Assistência Social, Clarice Moraes, ressalta que o Centro de Convivência do Idoso e o Programa 60+ são muito importantes ‘’ Neste ambiente eles podem socializar, sorrir e se exercitar, é um espaço que promove o bem-estar de nossos idosos, assegurando um envelhecimento ativo, mas acima de tudo um local de entretenimento e alegria”, afirma.

A titular da pasta de Assistência ainda destaca que os resultados do Programa são estimulantes e dão a certeza de que tudo foi planejado de maneira acertada. “Há cerca de dois anos idealizamos um projeto que foi construído por muitas mãos, e que com o esforço e dedicação destes e do governo municipal, conseguimos felizmente entregar para nossa comunidade, o tão esperado Centro de Convivência do Idoso e Programa 60+”, pontua Clarice Moraes.

Estrutura com profissionais qualificados

Esse crescente número de atendimentos é o reconhecimento ao trabalho de uma grande equipe comprometida em melhorar a qualidade de vida das pessoas com mais de 60 anos. Este programa é voltado para mulheres e homens com 60 anos ou mais de idade. As atividades acontecem no Centro de Convivência do Idoso, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h, na Rua Benjamin Mosena, número 181, atrás do Fórum.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE