Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Secom/PME
Economia

Crescimento Sólido: Erechim gera 4.751 empregos em 35 meses

Cidade se destaca-se como a 7ª força industrial gaúcha, criando 1.925 postos de trabalho apenas em 2023, segundo dados do CAGED.

Secom/PME
por  Secom/PME
17/01/2024 14:17 – atualizado há 38 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Erechim, cidade estrategicamente localizada no Rio Grande do Sul, celebra o impressionante feito de ter gerado 4.751 novos empregos com carteira assinada ao longo de 35 meses, consolidando-se como a 7ª força industrial do estado. Este marco é baseado nos 15.326 profissionais contratados no setor, evidenciando o vigor econômico da região.

Somente em 2023, o município registrou a criação de 1.925 novos postos de trabalho, destacando-se o mês de novembro, com a adição de 115 empregos com carteira assinada. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) confirma mais uma vez a trajetória positiva, com um saldo favorável de contratações em relação às demissões no mercado formal de trabalho erechinense.

Os números revelam um consistente crescimento ao longo de três anos, com 1.682 empregos gerados em 2021, 1.144 novas vagas em 2022 e 1.925 postos de trabalho adicionais nos 11 primeiros meses de 2023. O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destaca que esse sucesso é resultado direto dos investimentos da Prefeitura, especialmente através do programa Investe + Erechim. Esse programa direciona recursos públicos para impulsionar o desenvolvimento humano, social e econômico, ao mesmo tempo que atrai investimentos privados para a região, fortalecendo ainda mais a base econômica local.

Empregos por setor

Segundo informações do CAGED, o setor que mais emprega em Erechim é a indústria com estoque de 15.326 trabalhadores; em segundo lugar, vem o setor de serviços, com 12.841 empregos formais; em terceiro lugar está o comércio, com 8.405 empregos; na quarta posição, a construção civil, com 1.804 postos com carteira assinada; e, na quinta posição, a agropecuária com 205 profissionais empregados; isso resulta num estoque de 38.581 trabalhadores com carteira assinada no município.

7a força industrial do RS

Erechim é a 7a força industrial do Rio Grande do Sul, considerando, somente, o número dos empregados neste setor. Caxias do Sul (1o), Porto Alegre (2o), Gravataí (3o), Novo Hamburgo (4o), São Leopoldo (5o), Bento Gonçalves (6o), Erechim (7o), Canoas (8o), Santa Cruz do Sul (9o) e Passo Fundo (10o).

Muitos pilares

Segundo o prefeito, Paulo Polis, a força de tração de Erechim está estruturada em muitos pilares, como, por exemplo, a grande diversidade empresarial, com 16.800 CNPJs ativos, entre micro, pequenas, médias e grandes empresas do comércio, serviços, agropecuária, construção civil e indústria. “Isso traz equilíbrio e todas elas juntas fazem a diferença, fazem a roda da economia girar”, afirma Polis

“As nossas indústrias produzem desde cadeiras até chocolate, balas, telhas, ônibus, equipamentos rodoviários, carrocerias, entre outros itens. A nossa indústria está inovando, buscando novas tecnologias, capacitando trabalhadores, atraindo profissionais mais qualificados, o que impacta, também, na valorização salarial”, observa o prefeito Polis.

Segundo o prefeito Polis, importante dizer que 10 empresas estão finalizando a terraplanagem para instalação no novo Distrito Industrial Giácomo Madalozzo, localizado no Bairro Industrial Davide Zorzi. “Estas empresas vão contribuir para ampliação desta cadeia industrial”, afirma Polis.

Além de tudo, acrescenta o prefeito Polis, há outros pilares, como, por exemplo, o talento, esforço e trabalho da população, as parcerias entre setor público e privado, e o comprometimento dos poderes Executivo e Legislativo, dos órgãos de segurança, com o desenvolvimento social e econômico da cidade.

“E, por isso tudo, Erechim se transformou num ambiente propício e favorável para se abrir novas empresas, e está entre as melhores cidades do país para se investir e viver, com bem-estar”, ressalta Polis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE