Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Vereador de Erechim apresenta projetos para o meio rural para entidades e agricultores

Propostas visam a criação do programa Pró-Jovem Rural, além da garantia de recursos à produção de alimentos orgânicos e agroecológicos.

Assessoria
por  Assessoria
16/03/2023 07:53 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde o final de 2022, o vereador Anacleto Zanella (PT) tem se reunido com agricultores de Erechim e suas entidades representativas (SUTRAF-AU, Emater, CAPA, CETAP, Cooperativas, MAB, entre outras) além dos representantes da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar para concretizar importantes iniciativas para quem tanto contribui com a economia e alimentação de qualidade da população do município e região do Alto Uruguai. O parlamentar propõe a criação do Programa de Incentivo aos Jovens Rurais, chamado de Pró-Jovem Rural, bem como a garantia de recursos orçamentários ao Programa de Apoio à Produção de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos.

Divulgação

Após uma série de encontros, o projeto ganhou forma e foi apresentado na última segunda-feira (13), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Erechim). Na oportunidade, estiveram presentes agricultores, entidades, o diretor da instituição de ensino, Eduardo Predebon, e o secretário da pasta envolvida, Willian Racoski. O vereador detalhou como funcionará o projeto, que será entregue ao prefeito Paulo Polis na próxima semana e, posteriormente, discutido e votado no plenário da Câmara.

Sobre o projeto

De acordo com a proposta apresentada, o Pró-Jovem Rural tem como finalidade incentivar a permanência de jovens entre 16 e 29 anos no meio rural do município através de apoio técnico e financeiro para o desenvolvimento de projetos voltados à produção agropecuária nas propriedades onde sejam protagonistas. Já o Programa de Apoio à Produção de Alimentos Agroecológicos e Orgânicos – instituído por lei de 2016 – deverá receber recursos visando incentivar famílias agricultoras a desenvolverem projetos viáveis e sustentáveis nos âmbitos social, econômico e ambiental. A seleção dos contemplados se dará a partir de edital nos meses de março e abril de cada ano.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE