Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

A partir de emendas impositivas do vereador Anacleto Zanella, projetos para o meio rural começam a ganhar forma

O parlamentar objetiva a criação de um programa voltado a agricultores familiares, incentivando a produção de alimentos orgânicos e concedendo bolsas a jovens para que permaneçam ou retornem ao meio rural, para que desenvolvam atividades agropecuárias no município.

Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
por  Giulianno Olivar/Assessoria Câmara de Vereadores Erechim
22/12/2022 08:43 – atualizado há 11 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última semana, em agenda com o Poder Executivo e representantes de entidades do meio rural, o vereador Anacleto Zanella (PT) apresentou dois projetos pensados a partir das emendas impositivas encaminhadas nos últimos dois anos à Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar. O parlamentar objetiva a criação de um programa voltado a agricultores familiares, incentivando a produção de alimentos orgânicos e concedendo bolsas a jovens para que permaneçam ou retornem ao meio rural, para que desenvolvam atividades agropecuárias no município.

Na última terça-feira (21), a ideia começou a ganhar forma. Em reunião na referida secretaria, Anacleto detalhou a proposta junto ao secretário William Racoski. Também participaram o coordenador do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Erechim (SUTRAF), Adilson Szady; o coordenador do SUTRAF do Alto Uruguai, Alcemir Bagnara; o representante da Emater, Adriano Szynkaruk; e os representantes do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) Vitor Hugo Hollas e João Foschiera.

Programa busca fortalecer a agricultura familiar

Conforme explica o vereador, o projeto visa o desenvolvimento e o fortalecimento da agricultura familiar no município, estimulando tanto a produção de alimentos saudáveis para o consumo da população quanto a continuidade das atividades familiares na agricultura a partir do incentivo à permanência dos jovens. “É importante estimularmos a sucessão rural, sempre com apoio financeiro e assessoria técnica para o desenvolvimento de projetos em que os jovens sejam protagonistas”, afirma.

A reunião de terça deu uma série de encaminhamentos no sentido de construir uma base forte para a criação do programa, inclusive com definição de datas e prazos até que o projeto esteja pronto para ser apreciado pelo Poder Legislativo já na retomada das atividades parlamentares pós-recesso, em fevereiro. “Fico feliz em ver a disposição tanto do poder público quanto das entidades/organizações em contribuir diretamente com a construção desse programa”, avalia Anacleto. A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 6 de janeiro.

Próximas etapas planejadas

  • Janeiro: reuniões com entidades representativas;
  • Final de janeiro/início de fevereiro: audiência ou seminário público para apresentação da proposta aos agricultores(as) e entidades interessadas;
  • Fevereiro: encaminhamento e aprovação do projeto de lei na Câmara de Vereadores;
  • Março: prazo para inscrição dos projetos de parte dos agricultores e jovens rurais e seleção;
  • Abril: liberação dos recursos e início da efetivação dos projetos nas propriedades rurais escolhidas.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE