Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
URI Erechim
Educação

URI lança o “I Desafio da Prevenção Outubro Rosa/Novembro Azul”

O projeto é desenvolvido em parceria com a CDL Erechim

Assessoria URI Erechim
por  Assessoria URI Erechim
16/10/2023 10:23 – atualizado há 12 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os meses de outubro e novembro, dedicados à conscientização e prevenção aos cânceres de mama e próstata, respectivamente, ganham um novo formato neste ano, quando acontece a 13ª Edição do Projeto, que tem como slogan “Prevenir, Cuidar e Amar-se”.

O novo formato da campanha está inserido no I Desafio da Prevenção e está sendo realizado em parceria com a CDL Erechim. O primeiro grupo de participantes do desafio já iniciou as atividades, com a proposta de promover ações educativas e preventivas em saúde com foco no câncer de mama e no câncer de próstata, de forma humanizada e integrada. O objetivo é realizar um desafio de prevenção da saúde em Erechim, com o envolvimento de empresas lojistas por meio de ações realizadas pelos cursos da área da saúde da URI e que se estendem até o final de novembro.

O primeiro grupo de participantes já realizou as avaliações que estão sendo promovidas pelos professores e acadêmicos. O Curso de Educação Física avalia a capacidade cardiorrespiratória, resistência muscular localizada e antropometria. Já o Curso de Nutrição realiza avaliação nutricional, antropométrica e orientações nutricionais com escolhas inteligentes para manter uma alimentação saudável, pois o excesso de peso e alimentação inadequada em calorias e nutrientes estão entre os fatores modificáveis para prevenção do câncer.

Por outro lado, o Curso de Fisioterapia realizou avalia a flexibilidade da cadeia posterior e da mobilidade de tornozelo. Essas duas avaliações são importantes para realizar um trabalho preventivo para futuras lesões. Enquanto isso, o Curso de Enfermagem realiza avaliação da pressão arterial, frequência cardíaca, saturação de oxigênio e orientações sobre o autocuidado com as mamas, explicando a necessidade das mulheres tocarem e se conhecerem. Ainda distribui as duas atividades que os participantes terão que realizar para pontuar no desafio.

Já o Curso de Odontologia avalia a saúde bucal e orientações importantes relacionadas à prevenção iniciando pelos cuidados com a higiene bucal. E os Cursos de Farmácia e Biomedicina realizam a coleta da glicemia, para determinar parâmetros glicêmicos indicativos de investigação da Diabete.

As atividades e metas que deverão ser cumpridas e pontuadas pelos participantes são definidas por cada curso e entregue na avaliação. A equipe que no final do período conseguir se manter mais ativa, reduzir mais massa gorda, porcentagem de gordura, melhorar a sua flexibilidade, realizar os exames indicados, divulgar o máximo possível os temas câncer de mama e câncer de próstata, melhorar e atingir as metas propostas pelos cursos, ganhará, para todos os seus integrantes, 6 meses de atividades e acompanhamento na academia da URI, assim como uma avaliação nutricional e controle da pressão arterial no semestre, tudo de forma gratuita.

As pessoas interessadas em participar da campanha podem se inscrever até terça-feira, 17, às 12h, pelo link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWmjHd9zkhBNqLvp-TsstreMjzR9XDVImnTLXCl-oo2Vr6KQ/viewform,

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE