Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Campanha de Multivacinação começa nesta segunda (16) em Erechim

Para fazer a atualização, basta levar a carteira de vacinação e um documento da criança ou adolescente.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
16/10/2023 08:13 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Movimento Nacional pela Vacinação, iniciativa do Ministério da Saúde para atualização da Caderneta de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos chega a Erechim de 16 a 27 de outubro.

Todas as 12 Salas de Vacinação das Unidades de Saúde estarão atendendo a população, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h. Para fazer a atualização, basta levar a carteira de vacinação e um documento da criança ou adolescente.

Segundo a secretária de Saúde, Éclesan Palhão, atualmente, temos cerca de 18 mil carteiras de vacinas que precisam ser atualizadas em nosso município. Esta é uma estatística significativa, e gostaria de enfatizar que a atualização da situação vacinal é fundamental. “As vacinas aumentam a proteção contra doenças, evitando a ocorrência de surtos e hospitalizações. Ela é uma barreira eficaz contra as sequelas, os tratamentos de reabilitação e, o mais importante, contra óbitos”, destaca a secretária Éclesan.

Dia D

O município também terá o Dia D, no sábado, dia 21 de outubro, em que todas Unidades de Saúde vão atender das 8h às 12h e a Unidade Municipal de Referência em Saúde (UMRS), a antiga UPA, das 8h às 13h.

Vacinas disponíveis

18 vacinas compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente, que são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, Rubéola, Caxumba), Tetraviral (Sarampo, Rubéola, Caxumba, Varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Todos os imunizantes integram o Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE