Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

SC confirma primeiro caso da variante Eris da Covid-19; veja cidade

Paciente tem 37 anos e não possui histórico de viagem, destaca Dive/SC; infecção foi detectada no mês passado

NDMais
por  NDMais
05/09/2023 17:28 – atualizado há 8 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) confirmou na noite desta segunda-feira (4) a confirmação do primeiro caso da variante EG.5 Eris da Covid-19 no Estado. O paciente infectado é um homem de 37 anos. Ele mora em Biguaçu, na Grande Florianópolis.

O infectado não tem histórico de viagem e possui esquema vacinal primário contra a Covid-19 ( primeira e segunda doses). “Ele procurou atendimento médico no HRSJ (Hospital Regional de São José) no dia 24 de julho com sintomas leves: coriza, dores musculares e dor de cabeça”, destaca o comunicado.

No mesmo dia da consulta, a Unidade Sentinela da Instituição fez a coleta do material e encaminhou para Lacen/SC (Laboratório Central de Saúde Pública). Após confirmar a infecção, o órgão enviou a amostra para o laboratório da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), no Rio de Janeiro

A Fiocruz realizou o sequenciamento genético e confirmou o resultado positivo para a variante EG.5 Eris na noite desta segunda-feira (4).

Variante Eris

Conforme mostrou a repórter Gabriela Ferrarez, a Eris se tornou a variante dominante nos Estados Unidos e a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou sua existência como “de interesse”, ou seja, ela conta com “vantagens” em comparações a outras mutações do vírus.

A Eris se tornou a variante dominante nos Estados Unidos e a OMS (Organização Mundial da Saúde) classificou sua existência como “de interesse”, ou seja, ela conta com “vantagens” em comparações a outras mutações do vírus.

Em 19 de agosto, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica onde afirma que, apesar de ser classificada como de “baixo risco”, a Eris já foi identificada em 51 países.

Vacinação é a principal medida de prevenção;

A vacinação contra a Covid-19 continua sendo a melhor forma de prevenir casos graves, hospitalizações e mortes pela doença. Além do esquema primário (primeira e segunda doses), é importante que toda a população atualize a situação vacinal com as doses de reforço;

Toda a população com 18 anos ou mais com o esquema primário completo (primeira e segunda doses) deve tomar uma dose de reforço com a bivalente, desde que a última dose tenha sido aplicada há mais de 4 meses; e

Além deste público, também podem tomar a dose de reforço com a bivalente, pessoas a partir dos 12 anos dos seguintes grupos prioritários: pacientes imunocomprometidos, pessoas com comorbidades, população das comunidades indígenas e quilombolas, gestantes e puérperas (mães até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medida socioeducativa e funcionários do sistema de privação de liberdade

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE