Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Saúde

Brasil enfrenta uma nova onda de covid que pode durar até 6 semanas

Embora mais transmissível, a variante Éris não está ligada a casos mais graves ou mortes.

Redação
por  Redação
31/08/2023 21:44 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Relatórios divulgados mostram que a taxa de testes positivos para covid aumentou no Brasil em agosto, com um aumento de 7 pontos percentuais, o dobro de pessoas infectadas pelo vírus.

Embora mais transmissível, a variante Éris não está ligada a casos mais graves ou mortes. A OMS a classifica como "variante de interesse", abaixo das "variantes de preocupação".

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, a atual onda de covid deve durar de 4 a 6 semanas.

Duas entidades reportaram um aumento nos casos de Covid-19, incluindo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), que representa laboratórios e clínicas privadas, com um aumento de testes positivos de 6,3% (29 de julho a 4 de agosto) para 13,8% (em 12 a 18 de agosto).

O Instituto Todos pela Saúde (ITpS), que analisa dados de vários laboratórios, incluindo Dasa, DB Molecular, Fleury, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE), Hilab, HLAGyn e Sabin, também relatou um aumento nos testes positivos de 7% para 15,3% entre as semanas encerradas em 22 de julho e 19 de agosto. As faixas etárias mais afetadas são de 49 a 59 anos (21,4%) e acima de 80 anos (20,9%), segundo o ITpS.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE