Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Não há casos registrados da subvariante Éris da covid-19 no RS

No momento, o cenário da covid-19 no Estado é estável.

Redação
por  Redação
30/08/2023 16:46 – atualizado há 17 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

No Rio Grande do Sul, até o momento, não há nenhum caso registrado da EG.5, subvariante da covid-19 conhecida como Éris. O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs) da Secretaria da Saúde (SES) está monitorando a situação através da vigilância genômica em todo o Estado.

Especialistas têm alertado para um possível aumento de casos de covid-19 no Brasil nos próximos meses, devido à chegada da subvariante Éris. Ela é altamente contagiosa e se dissemina mais rapidamente do que a variante Ômicron, mas não leva a casos mais graves. A OMS a classifica como "variante de interesse".

No momento, o cenário da covid-19 no Estado é estável. Entre 28 e 29 de agosto, foram registrados 36 novos casos em todo o Rio Grande do Sul, sem nenhum óbito confirmado. No total, há 472 casos em acompanhamento. 

"O Estado tem uma vigilância genômica ativa e bastante robusta", afirma a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), Roberta Vanacor. A vacina contra a covid-19 é a melhor proteção contra a subvariante Éris, destaca Roberta. 

Segundo o Painel de Acompanhamento Vacinal da SES, 2,1 milhões de habitantes do RS estão com a quarta dose em atraso e 2,9 milhões com a terceira dose. Apenas 42% da população vacinável, a partir dos 3 anos de idade, possui o esquema vacinal completo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE