Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Prefeitura oferece prática de yoga gratuita todas as quartas-feiras

A atividade acontece no Seminário de Fátima, a partir das 9h

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
07/06/2023 10:31 – atualizado há 9 dias
Continua depois da publicidadePublicidade

Nesta quarta-feira (7) foi realizado o segundo aulão de yoga promovido pela Secretaria de Saúde. A partir de agora, essa atividade acontece todas as quartas-feiras, a partir das 9h, no Seminário Nossa Senhora de Fátima e é aberto a toda população.

Conforme explica a secretária de Saúde, Éclesan Palhão, Erechim destaca a importância da introdução de mais uma Prática Complementar Integrativa no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Já contamos com oficinas de musicoterapia, e oficinas plantas medicinais. E agora as atividades de yoga em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), além desse aulão ao ar livre no Seminário de Fátima, todas as quartas-feiras, vem com o intuito de trabalhar as questões de ansiedade concentração, meditação e respiração além do movimento do corpo”, pontua.

“Ficamos muito felizes, nesta manhã poder contar com essa grande presença das pessoas que vieram prestigiar as nossas atividades e se preocupar com o autocuidado e a prevenção de doenças”, disse Éclesan Palhão.

A secretária de Saúde também relata que o desafio de trazer práticas como essas aos SUS, tem como foco trazer melhorias na qualidade de vida para as pessoas que desenvolveram no período pandêmico depressões, ansiedade, síndrome do pânico dificuldade de voltar a socializar, e demais instalação de doenças.

“Atividade física, o uso de plantas medicinais, a musicoterapia, são práticas que foram estrategicamente pensadas. Ressalto também que a Diretoria de Saúde Mental, foi a primeira a ter essa iniciativa desenvolvida em ação com êxito, o que fez com que se tomássemos a decisão de ampliar para as Unidades de Saúde e comunidade em geral”, destaca.

Saiba mais sobre yoga

A yoga é prática corporal e mental de origem oriental utilizada como técnica para controlar corpo e mente, associada à meditação. Apresenta técnicas específicas, que se referem a tradições especializadas, e trabalha os aspectos físicos, mental, emocional, energético e espiritual do praticante com vistas à unificação do ser humano em si e por si mesmo.

Entre os principais benefícios obtidos por meio da prática do yoga estão a redução do estresse, a regulação do sistema nervoso e respiratório, o equilíbrio do sono, o aumento da vitalidade psicofísica, o equilíbrio da produção hormonal, o fortalecimento do sistema imunológico, o aumento da capacidade de concentração e de criatividade e a promoção da reeducação mental com consequente melhoria dos quadros de humor, o que reverbera na qualidade de vida dos praticantes.

Evidências científicas têm mostrado os benefícios do tratamento integrado entre medicina convencional e práticas integrativas e complementares.

A atividade de yoga foi conduzida pelo instrutor Altemir Berti.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE