Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Prefeitura entrega a quarta escola para comunidade erechinense em dois anos e meio

Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara Escola Maria Clara foi oficialmente inaugurada na tarde deste sábado (24).

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
24/06/2023 22:19 – atualizado há 41 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Clara foi entregue, oficialmente, para a comunidade em solenidade, neste sábado (24). A instituição já estava funcionando, desde o mês de março, e tem área total de 1.395,16 metros quadrados, com 8 salas de aula, espaço multiuso e de investigação, lactário para os bebês e cozinha. Atualmente, estão sendo atendidos 162 estudantes divididos entre berçário e pré-escola. Os investimentos passam de R$ 2,8 milhões, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Pro infância e da Prefeitura de Erechim, por meio do Investe + Erechim. Na ocasião, também foram entregues uniformes escolares, mochilas, o kit com 14 peças para estudantes do Pré 1 e 2.

“Sonho realizado”

Na abertura, a diretora, Luciana Schneider, disse que hoje é um dia especial, tão esperado e de muito significado para a comunidade escolar. “Muitas pessoas fizeram parte desta caminhada feita através de muitas mãos. Hoje é um dia para agradecer a todos que de forma direta e indireta fizeram parte desta história. Este espaço é de vocês, este espaço é considerado educador, esta escola coloca as crianças no centro do processo de ensino e aprendizagem, e possibilita que as crianças escolham, pesquisem, descubram, se comuniquem e, principalmente, estabeleçam relações”, afirma a diretora.

Segundo a diretora Luciana, hoje é o início de uma nova história de um sonho que se realiza. “Um sonho que se sonha só é só um sonho, mas junto é realidade é projeto é conquista, e esta conquista é para vocês crianças e as famílias da nossa Maria Clara”, disse ela.

E para finalizar, acrescenta a diretora, “se você acredita que a criança é curiosa, criativa, capaz, competente, inteligente e completa, então, criará ambientes que refletem isso. E esta é uma escola que reflete isso”.

Proposta pedagógica que pensa nas crianças

“Estamos muito felizes, como governo municipal, Secretaria de Educação, por entregar mais esta obra para a comunidade, que foi construída por muitas mãos em muitos anos. Minha alegria é tamanha porque com esta escola estamos entregando para as famílias uma proposta pedagógica que pensa nas crianças, no cuidar e no educar e, também, em garantir os direitos das crianças”, ressalta a secretária de Educação, Verenice Lipsch.

Importante que a educação aconteça junto com a família, acrescenta a secretária, e que a família é muito importante para a escola. “Não há escola sem família e, por isso, já fizemos a eleição do Círculo de Pais e Mestres (CPM). Juntos somos e seremos mais e melhores e vamos vencer os desafios. Este governo pensa nas pessoas, nas famílias”, destaca a secretária.

Câmara

O presidente da Câmara de Vereadores, Sergio Bento, disse que todos os projetos, como esta importante escola para a comunidade do Maria Clara, passam pelo Poder Legislativo. “Câmara está à disposição da comunidade e parabéns a todos que se envolveram neste projeto”, afirma o presidente da câmara.

Prefeito

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, disse que a educação é um pilar fundamental da sociedade e do desenvolvimento social e econômico, e sempre foi uma prioridade, em todas as três gestões dele como prefeito de Erechim.

“Eu como gestor tenho que reconhecer o trabalho de muita gente para chegar até aqui, porque muita gente passou por aqui para esta escola virar realidade. Agradecer, especialmente, a comunidade, por acreditarem nesta obra, porque íamos entregar esta escola no tempo certo e agora ela está pronta. Agradecer a parceria dos vereadores, Câmara e Executivo trabalham juntos. Agradecer ao time de secretários pelo empenho de sempre, porque uma obra nunca acontece sozinha, envolve todas as secretarias. Agradecer a todos os servidores que estão comprometidos com a eficiência dos serviços públicos”, disse o prefeito.

Educação é o pilar central de uma gestão pública. “Prefeitura que se diz preocupada com o desenvolvimento sustentável tem que se preocupar com a educação”, disse o prefeito Polis.

“Aceitamos os desafios e estamos fazendo a cidade avançar em todas as áreas, na saúde, iluminação pública, lazer, na educação, entregando mais uma escola e, no total, já são quatro escolas em dois anos e meio. Isso é para poucos. No próximo ano, vamos entregar mais uma escola, a Assami, em quatro anos queremos entregar cinco escolas para Erechim. E, além destas obras, ainda temos outras que no tempo certo serão entregues para a comunidade”, disse o prefeito.

“Sempre pensamos no bem comunitário, se precisa de escola tem que ter escola, se precisa de saúde, tem que ter saúde, se precisa de qualificação tem que ter qualificação profissional, é pra isso que estamos aqui. Hoje é um dia muito especial, porque entregamos o uniforme escolar que traz equidade e igualdade entre as pessoas”, disse ele.

Por fim, disse o prefeito Polis, “participem da escola com seus filhos, façam com que a vida escolar seja a vida da família também. E nós como prefeitura sempre vamos estar próximos, juntos, fazendo a cidade andar, e esta é a Erechim que nós construímos, e para quem está chegando agora sejam bem-vindos”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE