Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Prefeitura de Erechim
Cidade

Agricultura familiar nas Escolas: 40 feiras até o fim do ano

Iniciativa visa estimular o consumo de alimentos saudáveis.

Secom Prefeitura de Erechim
por  Secom Prefeitura de Erechim
21/06/2023 11:44 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Estimular o consumo de alimentos saudáveis, a compra de produtos produzidos no município e a experiência de lidar com dinheiro são alguns dos aspectos na Feira da Escola, quando produtores da agricultura familiar fazem a comercialização em Escolas Municipais, Estaduais e Privadas de Erechim. Até o fim do ano, serão realizadas 40 edições. O projeto é encabeçado pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A Elenice Lise que junto com o marido Fernando está há 13 anos na Feira do Produtor, classifica a experiência nas escolas como maravilhosa. “O público das crianças é uma maravilha. Eles vêm com o bilhetinho na maior inocência, eles te entregam o dinheiro na mão, confiam em você. Vem com bilhetinho, compram, faceiros, contentes, dão a mãozinha pro pai e pra mãe na hora de ir embora e faceiros com a sacolinha porque compraram. É uma bela iniciativa pra piazada, pra eles conhecerem os produtos, conhecer o dinheiro e saber lidar”, comenta a produtora rural.

Um hábito que vai além das salas de aula

Para mobilizar os estudantes, depois de marcada a Feira na Escola, todos os pais são avisados através de agenda e grupo de WhatsApp, incluindo lista de produtos que serão comercializados e valores. Os estudantes já vão para escola com a listinha e o dinheiro para adquirirem os produtos que desejarem.

Divulgação Prefeitura de Erechim

O produtor Paulo Balat, tem uma agroindústria de panificação há mais de 10 anos no Km 14, fala sobre o incentivo em comprar produtos saudáveis. “É uma iniciativa muito interessante, já vai incentivando as crianças. Normalmente eles não gostam de coisas mais saudáveis e aqui, acabam se mobilizando pra comprar, consomem e gostam”, explica.

Parceria entre secretarias

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, diz que essa é uma forma de renovar o público consumidor das Feiras do Produtor. “Algo que nos preocupava muito era o envelhecimento do público das nossas feiras. No intuito de incentivar cada vez mais o consumo consciente de alimentos saudáveis, incentivar também o consumo das nossas feiras, dos produtos das nossas feiras, nós trouxemos as feiras para nossas escolas, onde o produtor vem até nossas crianças trazer os produtos de qualidade da agricultura erechinense”, fala o secretário.

Divulgação Prefeitura de Erechim

A agricultura familiar é responsável por 90% dos produtos servidos na alimentação escolar das Escolas Municipais. A secretária de Educação, Verenice Lipsch, destaca a importância da parceria. “Receber os agricultores familiares aqui é muito importante porque nós estamos desenvolvendo o projeto na Secretaria de Educação com todas escolas, da educação nutricional e alimentação saudável. Estar com eles aqui é proporcionar isso na pratica, não só na alimentação escolar, mas também na vida cotidiana destas crianças, pois eles também vão levar para as famílias este projeto, com este objetivo”, explica a secretária.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE