Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

PF prende foragido do Paraguai, um dos maiores narcotraficantes da América Latina

Ele estava em solo brasileiro para acompanhar o nascimento do filho com uma mulher boliviana.

Assessoria/PF/Foz do Iguaçu
por  Assessoria/PF/Foz do Iguaçu
27/12/2023 20:38 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A Polícia Federal (PF) prendeu na terça-feira (26), em Foz do Iguaçu (PR), Diego Nicolás Marset Alba, um dos maiores narcotraficantes da América Latina. A prisão aconteceu em um condomínio de luxo na cidade paranaense, na fronteira com o Paraguai, onde Alba é considerado foragido desde março de 2022, por causa de uma mandado de prisão preventiva por tráfico de drogas, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

De acordo com a PF, Alba estava em solo brasileiro para acompanhar o nascimento do filho com uma mulher boliviana. O país, inclusive, era um destino frequente do preso, que atuava como intermediário do irmão, Sebastián Marset, que também integra a lista dos narcotraficantes mais procurados no continente.

Alba viajava com o objetivo de garantir as transações ilícitas e os pagamentos necessários a organizações criminosas fornecedoras de drogas, segundo a polícia.

Na residência, foram encontrados R$ 21 mil em espécie, quantias em dólares e bolívares. Além de dinheiro, munições, aparelhos celulares e outros equipamentos eletrônicos.

Ao obter informações de que Alba estava no Brasil, os mandados de prisão e de busca e apreensão foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a pedido da Coordenação-Geral de Cooperação Policial da PF.

Já Sebastián Marset segue foragido. Ele chegou a ser preso em setembro de 2021 em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, com um passaporte falso. De acordo com as autoridades uruguaias, o cartel Primer Cartel Uruguayo (PCU), que o foragido faz parte, se associou ao Primeiro Comando da Capital (PCC), no Brasil, para traficar armas e drogas para a África e Europa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE