Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Polícia Federal combate grupo suspeito de fraudes em licitações públicas

Seis mandados de busca e apreensão estão sendo cumpridos em empresas e residências dos suspeitos nas cidades de Erechim/RS e Barão do Cotegipe/RS.

Redação
por  Redação
28/11/2023 15:03 – atualizado há 37 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Polícia Federal deflagrou a Operação Unidos Venceremos para desmantelar esquema criminoso que atuava em licitações públicas no Rio Grande do Sul, com ramificações em mais de vinte cidades pelo Brasil.

A Operação Unidos Venceremos, realizada pela Polícia Federal nesta terça-feira, 28 de novembro, visa desarticular um grupo suspeito de fraudar licitações públicas em cidades do Rio Grande do Sul. 

A ação decorre de investigações iniciadas em 2021, após denúncias de irregularidades em licitações de equipamentos para praças e parques públicos no sul de Santa Catarina. Os seis mandados de busca e apreensão foram expedidos pela 1ª Vara Federal de Florianópolis, sendo cumpridos em empresas e residências localizadas nas cidades de Erechim e Barão do Cotegipe, ambas no RS.

As apurações revelaram que o grupo criminoso, baseado no Rio Grande do Sul, utilizava diversas empresas para simular competição e fraudar procedimentos licitatórios em mais de vinte municípios brasileiros. As práticas ilícitas envolvem possível ajuste entre as empresas para burlar a competitividade dos processos, além de superfaturamento nos equipamentos e produtos licitados, e suspeitas de corrupção de servidores públicos.

O objetivo das buscas realizadas hoje é colher novos elementos de prova, identificar os procedimentos utilizados pelo esquema criminoso e comprovar o envolvimento de servidores públicos nos atos ilícitos sob investigação. Os investigados estão sujeitos a responder pelos crimes de frustração ou fraude em procedimentos licitatórios, cuja pena prevista é detenção de até quatro anos, além do pagamento de multa. A Operação Unidos Venceremos representa mais um esforço no combate à corrupção e à malversação dos recursos públicos no país.

* Com informações da PF/SC

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE