Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Orquestra de Concertos de Erechim abre inscrições para novos alunos

OCE resiste ao tempo, chega aos 72 anos e inicia projeto cultural.

Tainete Farina
por  Tainete Farina
16/08/2022 13:47 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A OCE – Orquestra de Concertos de Erechim é uma das mais antigas orquestras do Estado do Rio Grande do Sul, com 72 anos de história. É uma das poucas sociedades musicais que ainda resistem ao tempo no interior do Estado.

Sempre atuou com o objetivo de expandir ao mesmo tempo educação e música, buscando enriquecer o setor cultural e artístico da região, além de proporcionar concertos sinfônicos e temáticos. Atualmente possui três diferentes grupos: Orquestra de Câmara, Orquestra Escola e Madrigal.

Buscando garantir a manutenção das atividades culturais destes grupos, a OCE aprovou recentemente um projeto junto ao Pró-Cultura RS que irá viabilizar a oferta de aulas de formação musical para crianças, adolescentes e adultos, a realização de ensaios e apresentações, através da contratação de professores dos instrumentos violino, viola, violoncelo, percussão e sopros.

Além disso, o projeto também irá garantir a qualificação de músicos e cantores através da realização de ensaios e preparo técnico, com a contratação do Maestro Bernardo Grings, que atuará como Coordenador Pedagógico, Diretor Artístico, Professor de Canto e Regente da Orquestra e do Madrigal.

Ao longo do projeto está prevista a realização de 01 Concerto “Sinfonia de Talentos”, com a apresentação de todos os grupos da Orquestra, em especial os alunos da Orquestra Escola, 02 apresentações para a comunidade, 02 ensaios abertos no Centro Cultural 25 de Julho, onde serão convidados alunos de Escolas Públicas, bem como a comunidade em geral que tiver interesse em participar e um “Encontro Regional de Formação Musical” com duração de 02 dias, onde os professores da OCE oferecerão oficinas de formação musical com acesso gratuito, para músicos de toda a região, para troca de experiência e qualificação profissional. Todas as ações propostas possuem acesso gratuito.

Na noite de 15 de agosto, os professores foram oficialmente recebidos pela diretoria da OCE e equipe do projeto, sendo que nesta data as atividades já começaram a ser realizadas.

As inscrições para participação nas aulas de Violino, Violoncelo, Viola, Percussão, Instrumentos de Sopro e Canto Coral estão abertas e podem ser realizadas no Centro Cultural 25 de Julho nas segundas e terças (das 8h às 11h, 13h30min às 17h e 18h às 19h) ou nas quartas pela manhã (8h às 11h). Maiores informações podem ser obtidas através do fone (54) 99147-3480.

O projeto “Manutenção dos grupos culturais da OCE – Orquestra de Concertos de Erechim” conta com o patrocínio das empresas: Cavaletti, Cercena, Plaxmetal, Sementes Estrela e Usitec. Apoio: Secretaria Municipal de Cultura e Esporte de Erechim. Financiamento do Pró-Cultura RS Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE