Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Orquestra de Concertos de Erechim tem trabalho reconhecido em revista de educação musical dos EUA

O artigo relata o papel da música na formação socioemocional de estudantes de violino pertencentes ao Projeto Orquestrando Talentos da Orquestra de Concertos de Erechim.

Assessoria
por  Assessoria
14/08/2020 11:04 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A mestra em educação pela UFFS, ex-integrante da Orquestra de Concertos de Erechim e professora de música da Escola Municipal de Belas Artes Osvaldo Engel, Juliana Machado, com coautoria do professor Dr. Leandro Carlos Ody (UFFS) e da professora Dra. Beatriz Ilari (University of Southern California, USA) tiveram um artigo científico aprovado na renomada revista americana “Internacional Journal of Music Education” da Sociedade Internacional de Educação Musical – ISME. 

Intitulado “Popular education and music education: Lessons from a strings program in Erechim, Brazil”, o artigo relata o papel da música na formação socioemocional de estudantes de violino pertencentes ao Projeto Orquestrando Talentos da Orquestra de Concertos de Erechim. E destaca a valorização desta entidade privada, sem fins lucrativos, que ministra aulas de música de maneira gratuita a toda a comunidade de Erechim e região. O artigo foi um recorte da dissertação da professora Juliana Machado, referente ao Mestrado Profissional em Educação da UFFS – Erechim/RS. 

Atualmente, a OCE possui nove professores com formação acadêmica em violino, viola, violoncelo, contrabaixo, sopro e percussão e mais de 70 alunos matriculados nos mais diversos instrumentos, proporcionando uma educação de ponta a esses estudantes. Com a pandemia, ocasionada pelo coronavírus e com o fechamento das instituições de ensino, os professores ficaram meses sem receber salário e a OCE vem passando por acentuadas dificuldades financeiras. 

Como é uma entidade sem fins lucrativos, a orquestra conta com doações da comunidade através de dinheiro, materiais, ideias e tudo o que possa ajudar no seu progresso. Considerando que a cidade possui 102 anos, ter uma orquestra que, no ano de 2020, completa seus 70 anos de atuação ininterrupta, sem dúvida, é motivo de orgulho e que necessita receber o devido reconhecimento de toda a comunidade erechinense. 

Para ajudar a Orquestra de Concertos de Erechim (OCE), entre em contato pelo fone/WhatSapp: (54) 99617-2842 (Murilo Andreolla- diretor artístico e coordenador pedagógico da OCE) e colabore com esse patrimônio cultural de nossa cidade, que vem sendo reconhecido internacionalmente pelo seu magnífico trabalho na área da educação musical.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE