Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Orquestra de Concertos de Erechim comemora 72 anos com Jantar Concerto de aniversário

Evento será realizado no dia 4 de junho no Salão Social do CER Atlântico

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
10/05/2022 12:13 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Orquestra de Concertos de Erechim completa 72 anos de existência no dia 10 de junho. Para comemorar a data, está convidando a comunidade para participar do Jantar Concerto de Aniversário a realizar-se no dia 4 de junho, a partir das 19h, no Salão Social do CER Atlântico. Os ingressos podem ser adquiridos pelo WhatsApp 54 99996-0640 ou 99903-1454.

A Orquestra de Concertos de Erechim é uma entidade sem fins lucrativos criada em 10 de junho de 1950. É a segunda mais antiga orquestra em funcionamento no Estado, com atividades musicais o ano todo. É composta por músicos amadores que não recebem pagamento, fazendo música, realizando concertos e participando de atividades culturais, quer na cidade, quer na região e cidades vizinhas. A Orquestra já contou com a participação de 70 músicos. Atualmente conta com um efetivo de 50 músicos.

Atualmente, a OCE é regida pelo maestro Bernardo Grings, Doutor e Mestre em Música, Bacharel em Regência e licenciado em Canto pela UFRGS. O maestro Bernardo Grings iniciou seus estudos de música na OCE nos anos 90. Agora, retorna a Erechim para a orquestra.

HISTÓRIA

Em 10 de junho de 1950, o maestro Frederico Schubert, juntamente com um grupo de amigos músicos de toda a região, fundou a Orquestra de Concertos de Erechim (OCE) que durante sua trajetória realizou centenas de concertos.

Sua primeira diretoria foi composta por: Presidente: Darvil Faraon; Vice-presidente: Maximiliano Heldwein; 1º Secretário: Osvaldo Engel; 2º Secretário: Pedro Paulo Mandelli; 1ª Tesoureira: Irma Olinda Sponchiado; 2º Tesoureiro: Arthur Sperger; Conselho Deliberativo: Carlos Irineu Pieta, Venturino Faccin, Francisco Koller, João Skrabe e Christiano Hafner; Maestro: Frederico Schubert.

A OCE realizou seu primeiro concerto em 5 de setembro de 1950, no palco do então Cine Theatro Apollo, no centro de Erechim, local que posteriormente passaria a ser chamado de Cine Luz. Schubert dedicava-se intensamente à Orquestra, transcrevendo manualmente as partituras para todos os instrumentos. Além da OCE, o maestro Frederico Schubert criou a Banda de Música, Coro do Clube do Caixeiral, uma Orquestra Infantil e uma Camerata Infantil.

Os objetivos primordiais da OCE, desde sua criação, foram de expandir a educação artística e cultivar o gosto pela música, buscando, desta forma, elevar o nível cultural e artístico da região. Também são seus propósitos oferecer público do Alto Uruguai belíssimos concertos sinfônicos, mantendo vivo o gosto pela boa música erudita. No princípio das suas atividades a OCE contava com a participação de alunos da Escola de Belas Artes e do Conservatório São José de Erechim, que tinham como professores o maestro Frederico Schubert e posteriormente o professor Affonso Krüger. Assim, a OCE contribuiu na formação e aprimoramento de muitos musicistas, e boa parte deles continuaram seus estudos e se mantiveram ligados com atividades musicais.

ESCOLA DE MÚSICA

Em 1993, por intermédio do maestro Aldo Ademar Hasse, a OCE desenvolveu uma Escola de Música em que os alunos podiam aprender a tocar instrumentos como violino, viola de arco, violoncelo e contrabaixo. Além de participar de aulas de técnica vocal, teoria musical, solfejo e prática em grupo (a formação inicial de uma orquestra). Após o período de prática os estudantes eram convidados a participar da Orquestra.

A Orquestra de Concertos de Erechim está inclusa no grupo das sociedades musicais que resistem no interior do Estado. Em seus 72 anos de trajetória, a OCE foi regida por diversos maestros, que com entusiasmo e dedicação, levaram o talento musical realizado em Erechim para diversas cidades do sul do Brasil, realizando apresentações nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Mais informações sobre o funcionamento da OCE e inscrições para as aulas de música podem ser obtidas pelo telefone (54) 99147-3480.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE