Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Novo poço artesiano é entregue oficialmente ao sistema de abastecimento de água em Quatro Irmãos

Integrado ao sistema existente, o potencial de água do poço representará praticamente a duplicação na capacidade de fluxo de abastecimento dos reservatórios.

Assessoria da PM de Quatro Irmãos
por  Assessoria da PM de Quatro Irmãos
23/09/2022 17:39 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito Giovan Poganski vai encerrar os primeiros dois anos da gestão iniciada em janeiro de 2021 com ações fortes e resultados que começam aparecer na gestão do abastecimento de água no município.

O primeiro deles está relacionado com a habilitação de um poço artesiano, perfurado há vários anos na periferia da cidade, mas sem utilização. 

Ele foi adquirido dos proprietários, equipado e entregue oficialmente para prestar serviço à comunidade, em ato realizado na segunda-feira (19). 

Divulgação

As ações passaram pela negociação com a família proprietária da área onde o poço foi perfurado. 

Foi providenciada a estrutura técnica para entrar em funcionamento – rede adutora com os reservatórios; a implantação da rede elétrica; aquisição da bomba (equipamento de tecnologia sensível) encarregada de impulsionar a água até o centro de distribuição. 

O montante do dinheiro investido na cobertura dos gastos saíram orçamento próprio do município. 

Integrado ao sistema existente, o potencial de água do poço representará praticamente a duplicação na capacidade de fluxo de abastecimento dos reservatórios, que também foram duplicados e transferidos para um novo local, mais alto, na saída da cidade para o vizinho município de Erebango.

Gerador de Energia

A aquisição do gerador de energia elétrica, que funcionará acoplado a um trator da frota municipal, vai agregar um serviço essencial em determinadas situações. 

A primeira, criada pela queda na rede geral. A segunda é a queda de árvores ou apenas galhos, na rede intermediária que faz funcionar a bomba do poço artesiano antigo, localizado na propriedade da Família Salomoni. 

Ainda na falta de energia da rede geral, o gerador tem capacidade para alimentar a rede exclusiva da bomba e manter o poço em funcionamento e a reposição de água nos reservatórios e evitando a interrupção do abastecimento.

Portanto, os investimentos feitos pelo prefeito Giovan Poganski no setor de abastecimento de água na sede do município, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo e Secretaria de Obras, estão na base das transformações implantadas nos últimos dois anos na melhoria da qualidade de vida da população, no serviço de água potável.

Números do Abastecimento

Os números da água no abastecimento da cidade são: soma da vasão dos dois poços artesianos: 237 mil litros diários; consumo de água diário: 250 mil litros (diminuindo com as ações de combate aos vazamentos); capacidade dos reservatórios (20 mil litros cada): 160 mil litros. 

Isso significa que a soma a vasão da água com a capacidade dos reservatório, está atendendo, com sobra, a demanda de consumo da cidade e ainda oferecendo segurança nas situações de emergência por falta de energia elétrica.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE