Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Unidade básica de saúde coloca o programa “médico em casa” em andamento em Quatro Irmãos

Secretária de saúde anuncia os novos números dos telefones de atendimento ao público na UBS

Assessoria da PM de Quatro Irmãos
por  Assessoria da PM de Quatro Irmãos
30/08/2022 11:16 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Dois anos e meio após a saúde pública ser direcionada para atender, com prioridade, às demandas da Pandemia da Covid-19 – que contabilizou centenas de milhares mortes de brasileiros, incluindo moradores de Quatro Irmãos -, a Secretaria Municipal de Saúde administra o retorno definitivo à normalidade, com a retomada dos programas de atendimento à população, que estavam em segundo plano.

Serviços:

Na avaliação do secretário Vantuir Oliveira a retomada da normalidade passa pela reconstrução do quadro de servidores da Secretaria Municipal de Saúde, com a chegada de novos médicos e a formação das equipes encarregadas do atendimento nas casas das pessoas – com destaque para os hipertensos, diabéticos, gestantes e aqueles aquelas que passaram por cirurgias.

Retomada:

A contratação de profissionais médicos de Clinica Geral Lucas Ferron (20 horas) e Yaimara Muguercia (40 horas), proporcionou a possibilidade de recomposição das equipes direcionadas para atender os programas que atendem a Estratégia de Saúde da Família. Os médicos chegam para fechar a lacuna aberta pelos dois profissionais que atuaram na saúde municipal por vários anos, especialmente durante a Pandemia da Covid-19. Completam as equipes médicas da saúde da família: Enfermeiras, Técnicas em Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde (ACS).

Médico Em Casa:

Um dia por semana, na quarta-feira, a médica Yaimara faz visitas nas residências agendadas pelos ACS e equipe da ESF. Na parte da manhã fazendo visitas nas áreas definidas pelas equipes profissionais da ESF e dos ACS. No período da tarde, o grupo é incluí uma psicóloga e uma fisioterapeuta. Com a inscrição do município no Programa Estadual da Rede Bem Cuidar RS os serviços fortaleceram a iniciativa local de dedicar atenção especial para a terceira idade, na visibilidade e qualidade dos servidores e do atendimento na UBS e nos domicílios dos usuários.

O médico Lucas Ferron prestará serviços na UBS de Quatro Irmãos nos seguintes dias: na primeira quinzena do mês nas segundas e quartas-feiras; na segunda quinzena do mês, segunda, quarta e sexta-feira.

O secretário Vantuir Oliveira acrescenta que pela importância da atividade, foi destinado um veículo exclusivo para o transporte das equipes estampado, com as marcas dos programas e serviços que a Secretaria Municipal de Saúde oferece a população. Ele está confiante na equipe de profissionais envolvidos diretamente na retomada da programação cheia do atendimento para a saúde em casa. E mais ainda com os relatórios das atividades com as reações das pessoas e por ter conferido com o público alvo a respeito dos serviços.

 “A gente percebe a satisfação nos profissionais e o reflexo da segurança que os atendidos sentem quando uma equipe com um médico entra na casa dos necessitados”, avalia o secretário Vantuir.
Pode ser uma imagem de 2 pessoas e pessoas em pé

Ele complementa que desde o momento que assumiu tem conseguido dialogar com os servidores quanto a importância deles no momento de cuidar da saúde da população com a qualidade que é a grande expectativa dos usuários do SUS.

Para acrescentar mais qualidade no serviço, o secretário Vantuir anunciou na manhã desta segunda-feira (29/08) os novos telefones da Unidade Básica de Saúde e os serviços essenciais. Completando as boas notícias, o secretário destacou a entrada em funcionamento do sinal Quatro G da Claro, no município de Quatro Irmãos

NOVOS NÚMEROS DOS TELEFONES DA UBS

  • Recepção (fixo) 54 99278 2967
  • Whatsapp 54 98432 7162
  • Para agendamento de consulta, exames e outras dúvidas.
  • Rosane 54 99278 6251
  • Para transporte, consultas e exames fora do município.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE