Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Agro

Na Expointer, Cecafes assina contrato de venda de 52 toneladas de feijão

A oficialização da compra, realizada pela Conab, foi feita na última quinta-feira

Jaqueline Peripolli / Jornalista Unicafes-RS
por  Jaqueline Peripolli / Jornalista Unicafes-RS
04/09/2023 13:54 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

A Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidaria (Cecafes), associada à Unicafes-RS, assinou um importante contrato na última quinta-feira, 31. Trata-se da venda de 52 toneladas de feijão, produzidas por agricultores familiares da região do Alto Uruguai, à Conab.

O ato de assinatura ocorreu na Expointer, em Esteio, e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o presidente da Conab, Edegar Pretto, e o presidente da Cecafes, Roberto Balen.

Balen comemorou a importante assinatura de contrato e explicou que o alimento será vendido para atender políticas públicas referentes ao combate à seca.

“A Cecafes, desde 2020, está investindo na organização e estruturação de uma unidade beneficiadora de feijão. Compramos uma área e estruturamos todo o processamento do feijão, desde recebimento, limpeza, secagem, classificação e empacotamento, para que pudéssemos recuperar esta cadeia produtiva no Alto Uruguai, além de proporcionar melhora na geração de renda das famílias que produzem feijão.”

A partir disso, segundo Balen, a Cecafes, neste ano, com a retomada das políticas públicas, organizou um projeto para atender as demandas da Conab, culminando com a assinatura deste contrato.

“Entregaremos, nos próximos dias, 52 toneladas de feijão de inúmeras famílias associadas da Cecafes. Inclusive, conseguimos pagar um valor 25% acima do preço de mercado para o feijão de primeira qualidade, o tipo 1, agregando e valorizando ainda mais a produção de nossos associados.”

Com esta venda são beneficiadas diretamente 29 famílias e mais de 200 famílias indiretamente, sendo a maioria composta por mulheres produtoras. Ele acrescentou que, a partir desta atividade, a Cecafes visa ampliar essa oportunidade para mais famílias que queiram produzir para a próxima safra, e destacou a importância da valorização das mulheres e de seu engajamento no quadro social da Cecafes.

“Agradeço ao MDA e a Conab, que nessa parceria adquiriu esse montante de feijão. A retomada de políticas públicas para a agricultura familiar é importantíssima para que se volte a produzir alimentos de qualidade e necessários para população brasileira", finalizou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE