Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Mestrado em Geografia da UFFS participa de missão internacional de estudos

Acadêmicos do mestrado e dos cursos de Geografia dos campi Chapecó e Erechim apresentaram pesquisas e participaram de visita técnica no Paraguai.

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
25/10/2022 18:18 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma delegação composta por 20 integrantes do Mestrado em Geografia da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) e dos cursos de Geografia do Campus Erechim e do Campus Chapecó participaram, entre 13 e 15 de outubro, do VI Seminário Internacional de Los Espacios de Frontera (VI Geofrontera). O evento foi realizado na Universidad de Itapúa - Facultad de Humanidades, Ciencias Sociales y Cultura Guaraní, na cidade de Encarnación, no Paraguai.

O grupo apresentou 15 trabalhos, resultantes das pesquisas de mestrado ou desenvolvidos em disciplinas do Programa de Pós-Graduação, além de participar das ações culturais, conferência de abertura, mesas redondas, palestra de encerramento e trabalho de campo.

Outra atividade realizada foi um trabalho de campo e visita técnica, também em Encarnación. No dia 15 de outubro, uma delegação dos cursos da UFFS participou de uma ação com a Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e com a Universidad Nacional de Itapúa (Paraguai).

O trabalho teve início pela manhã, na Comunidade Indígena dos povos Mbya Guarani - Comunidade Indígena Guavirami, realizando atividade de integração cultural, percurso por trilha com visita guiada, reconhecimento do sítio urbanizado, templo, escola, centro de recepção e atividades de interação com a comunidade. Na parte da tarde, ocorreu uma visita técnica às Missões Jesuíticas Garanis. Ali, a equipe assistiu a um vídeo, visitou o Museu das Missões Guaraníticas e realizou a visita guiada no sítio arqueológico da Santisima Trinidad del Paraná, patrimônio nacional e mundial da humanidade.

A atividade integrou parte do VI Geofronteras e, também, compôs carga horária da disciplina Produção do Espaço Urbano: articulações escalares da urbanização contemporânea, explorando as interfaces entre o regional e o local, a dimensão sociocultural e histórica da produção do espaço e os reflexos das reestruturações econômicas e espaciais na região e na cidade.

Segundo a professora Juçara Spinelli, “a participação em missões internacionais de estudo, além de demarcar a difusão do conhecimento científico, tecnológico e a divulgação do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) e da própria UFFS, contribui para o processo de internacionalização do PPGGEO e em ações de intercâmbio acadêmico”.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE