Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Augusto Avozani.
Cidade

Mestra pela UFFS recebe menção honrosa em prêmio nacional

Livro de Angélica Leoní Albrecht Gazzoni é uma adaptação de sua dissertação, produzida no Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental.

Wagner Lenhardt/Assessoria
por  Wagner Lenhardt/Assessoria
24/10/2022 08:45 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Mestra em Ciência e Tecnologia Ambiental pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Angélica Leoní Albrecht Gazzoni acaba de receber uma menção honrosa no 8º Prêmio da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU). A homenagem foi conquistada com o livro “Intercooperação e redes de cooperativas no Rio Grande do Sul”, publicado pela Editora UFFS. A obra é uma adaptação da dissertação de mestrado da autora.

O Prêmio ABEU visa distinguir, anualmente, as melhores edições universitárias no âmbito do conhecimento científico e acadêmico, bem como realçar o projeto gráfico mais acurado. A ABEU objetiva, com essa premiação, incentivar a qualificação das edições das casas editoras universitárias e fomentar a produção técnico-científica, em relação tanto à excelência dos conhecimentos veiculados pelos títulos quanto à concepção estética das edições.

Angélica foi aluna do Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental da UFFS – Campus Erechim entre 2018 e 2020. Sua dissertação, que deu origem ao livro premiado, concretizou-se a partir de pesquisa orientada pelo professor Valdecir José Zonin. O estudo caracteriza as estruturas de redes de cooperativas estabelecidas à comercialização de alimentos oriundos dos agricultores do Rio Grande do Sul e destinados para os mercados institucionais no Estado. A obra, disponível gratuitamente em https://bityli.com/cjzIoViT, decorre de um edital da UFFS que objetivou apoiar os programas de pós-graduação da Universidade para divulgação das pesquisas.

Recebi a notícia pela Editora UFFS e tive que ler novamente para me certificar que era isso mesmo! Fiquei muito empolgada e fui correndo contar ao meu esposo, meu companheiro das horas dedicadas para a adaptação do livro – conta Angélica. - Acredito que a visibilidade desta obra significa muito para todos que dela fazem parte e, principalmente, ressignifica as novas publicações sobre o cooperativismo.

O professor Zonin, orientador de Angélica e atual coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), também comemora a novidade e destacada a importância do prêmio para o curso:

"Este prêmio simboliza o nosso compromisso, enquanto pesquisadores, com pesquisa séria, idônea, inovativa, que produz impactos na sociedade - matriz importante de avaliação dos programas de pós-graduação pela Capes. A dissertação da Angélica é um exemplo de pesquisa capaz de retratar o modelo de organização do cooperativismo da agricultura familiar, no Rio Grande do Sul, em rede de cooperação, acessando mercados e promovendo o desenvolvimento rural sustentável. Este prêmio é comemorado com orgulho no PPGCTA, que além de atingir nota 4 na avaliação quadrienal 2022, atingiu também o maior índice de produtividade (InProd) de toda a área de Ciências Ambientais, entre mais de 110 programas de pós-graduação do país.

O Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental é ofertado gratuitamente pela UFFS – Campus Erechim. As inscrições para o processo seletivo de novos alunos estão abertas até o dia 18 de novembro. Mais informações em www.uffs.edu.br/ppgcta.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE