Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Portal Marcelino
Cidade

Marcelino Ramos: documentário vai resgatar trajetória da Estação Ferroviária

A fase inicial de gravações, que abrange Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está programada para durar cerca de 45 dias.

Assessoria
por  Assessoria
09/04/2024 20:55 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação dos Amigos da Ferrovia (AAFMR), em parceria com o Portal de Marcelino e apoiados pela Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo e o Ministério da Cultura, está imersa na produção de um documentário que promete resgatar a história e o significado cultural da Estação Ferroviária de Marcelino Ramos.

Após dois meses de meticuloso planejamento e numerosas reuniões, as câmeras começaram a rodar neste mês de abril, capturando os relatos dos personagens que compõem a rica tapeçaria histórica do local. 

"São relatos de pessoas que testemunharam diferentes períodos, que fizeram parte da história, desde a época áurea dos trens até o abandono da Estação, além daquelas envolvidas no atual projeto de recuperação. Está sendo um grande mas prazeroso desafio fazer parte deste projeto", destacou Marcelo Santos, jornalista e produtor do documentário, intitulado "Estação Viva: O Renascimento de um Ícone Histórico".

A fase inicial de gravações, que abrange Santa Catarina e Rio Grande do Sul, está programada para durar cerca de 45 dias, seguida por um minucioso processo de edição e finalização.

"Nosso objetivo é traçar um panorama completo das três fases da estação: seu apogeu, o período de abandono e o atual esforço de revitalização", comentou Jonas Kerber, presidente da Associação dos Amigos da Ferrovia.

Prevê-se que a produção do documentário seja concluída até julho, com um lançamento público subsequente, visando alcançar diversos públicos por meio de diferentes plataformas. Esta semana, as gravações se concentraram no distrito de Uruguai, interior de Piratuba, onde residem os dois últimos ferroviários que dedicaram décadas de suas vidas à estrada de ferro.

Novos detalhes sobre o projeto serão divulgados em breve, prometendo um olhar aprofundado sobre a importância histórica e cultural da Estação Ferroviária de Marcelino Ramos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE