Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

IFRS oferece Cursos EaD gratuitos na área de Educação

As aulas ocorrem em ambiente virtual. Não há encontros presenciais ou atividades com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso quando tiver disponibilidade.

Assessoria
por  Assessoria
17/08/2021 10:50 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece para o público 15 cursos da área de Educação na modalidade de Educação a Distância (EaD). São totalmente gratuitos e abertos a todos os interessados (não é necessário ser estudante do IFRS). As aulas ocorrem em ambiente virtual. Não há encontros presenciais ou atividades com hora marcada, ou seja, o estudante faz o curso quando tiver disponibilidade. Terminando no prazo e com aprovação, o próprio cursista emite o seu certificado.

Ficou interessado? Realize sua inscrição e você já poderá iniciar o curso, que deve ser concluído até o dia 31 de janeiro de 2022. Mais informações de como funcionam as aulas podem ser obtidas no site ead.ifrs.edu.br. As cargas horárias variam de 20 a 60 horas, e é permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Conheça os cursos de Educação ofertados a distância pelo IFRS:

Alfabetização e Letramento

Conteúdo: Conceitos gerais; Métodos de alfabetização; Formação do leitor.

Carga-horária: 20 horas

Público-alvo: professores

Aprendizagem Significativa

Conteúdo: Conceitos iniciais sobre Aprendizagem Significativa, Abordagens Teóricas e Tipos de Aprendizagem, Ensino Significativo.

Carga-horária: 30 horas

Público-alvo: professores

Audiovisuais: arte, técnica e linguagem

Conteúdo: O Audiovisual na Sociedade Tecnológica; Introdução à Linguagem Audiovisual; Linguagem Audiovisual; Fotografia, Cinema e Televisão; Audiovisual e Educação no Brasil; Audiovisuais na Escola.

Carga-horária: 60 horas

Público-alvo: técnicos em audiovisuais e demais trabalhadores em escolas

Como Usar o Laboratório de Informática nas aulas? Ensino Infantil e Fundamental – Anos Iniciais

Conteúdo: Laboratório de Informática; Recursos Educacionais Digitais; Seleção de Recursos Educacionais Digitais para as Aulas; Projeto Final.

Carga-horária: 20 horas

Público-alvo: professores do ensino infantil e fundamental

Cultura Surda

Conteúdo: História da comunidade surda, cultura surda, identidades surdas e a língua de sinais.

Carga-horária: 20 horas

Público-alvo: professores

Didática

Conteúdo: O que é Didática?; Perfil do Professor; Planejamento; Técnicas e Métodos; Avaliação

Carga-horária: 60 horas

Público-alvo: professores, estudantes de licenciaturas e interessados na área

Educação Profissional e o Novo Ensino Médio

Conteúdo: Educação Profissional; Novo Ensino Médio

Carga-horária: 25 horas

Público-alvo: professores, estudantes e interessados na área

Extensão para Estudantes

Conteúdo: O que é o IFRS?, A organização da Extensão no IFRS, O que é extensão?, Extensão no IFRS, Como participar, Ações da Proex no IFRS.

Carga-horária: 20 horas

Público-alvo: estudantes extensionistas do IFRS

Gestão em Educação Escolar

Conteúdo: A administração ou gestão da escola: concepções e escolas teóricas; A Reforma do Estado brasileiro: a gestão da educação e da escola; Gestão democrática da escola pública: concepções e implicações legais e operacionais; Democratização da gestão escolar: mecanismos de participação e autonomia da unidade escolar; Gestão democrática e os trabalhadores em educação

Carga-horária: 30 horas

Público-alvo: funcionários e professores de instituição de ensino

Métodos de pesquisa: conceitos introdutórios

Conteúdo: Tipos de conhecimento; Pesquisa científica e suas finalidades; Classificação das pesquisas científicas; Elementos de um projeto de pesquisa

Carga-horária: 30 horas

Público-alvo: estudantes do ensino técnico subsequente e de cursos superiores

Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas

Conteúdo: Aprendizagem por pares – peer instruction; Gamificação – gamification; Design Thinking – DT

Carga-horária: 30 horas

Público-alvo: professores em geral, estudantes de licenciatura e técnicos administrativos

Pesquisa em Sala de Aula na Educação Básica

Conteúdo: Por que pesquisa na educação básica?; Projeto de Pesquisa; Problema de pesquisa, objetivos e hipóteses; Abordagem quantitativa; Abordagem qualitativa; Elaboração de perguntas; Análise e apresentação dos dados

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: profissionais da educação básica

Possibilidades para a fabricação digital de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação

Conteúdo: Conhecendo o que é movimento maker e fabricação digital; Espaços makers e equipamentos de fabricação digital; Tecnologia Assistiva (TA); Possibilidades para a fabricação de recursos de Tecnologia Assistiva de Baixo Custo na educação.

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: profissionais da educação inclusiva e pessoas com deficiência

Psicologia da Aprendizagem

Conteúdo: História e conceituação da inteligência do ser humano; concepções de aprendizagem; conceitos de aprendizagem; as concepções de aprendizagem; resiliência e autoestima; motivação, relações interpessoais e respeito ao próximo; as principais teorias da aprendizagem e as concepções: inatista, ambientalista e interacionista de educação; as múltiplas inteligências – Howard Gardner; concepções de educação em Vygotsky, Piaget, Ferreiro e Wallon.

Carga-horária: 40 horas

Público-alvo: estudantes de licenciatura, profissionais da área da educação

Tecnologia Assistiva no Contexto Educacional

Conteúdo: A Tecnologia Assistiva (TA); Recursos de TA no contexto educacional; Serviços de TA no contexto educacional.

Carga-horária: 60 horas

Público-alvo: estudantes e profissionais da educação

O IFRS oferta outros cursos na modalidade de Educação a Distância (EaD) que estão com inscrições abertas. As cargas-horárias vão de 4 a 90 horas. É permitido realizar mais de um curso simultaneamente.

Sobre as inscrições

As inscrições para os cursos EaD do IFRS são gratuitas e feitas pelo próprio estudante diretamente no ambiente virtual. Para se inscrever é preciso ter CPF próprio e conta de e-mail. Os interessados devem ficar atentos aos requisitos mínimos.

Sobre o certificado

O certificado é emitido digitalmente pelo próprio estudante quando aprovado no curso.

Saiba mais:

Todas as opções e mais informações estão disponíveis no ambiente virtual Moodle.

Ao todo, são 160 cursos oferecidos na plataforma do IFRS, nas áreas de: Ambiente e Saúde; Ciências Exatas; Ciências Humanas; Educação; Educação a Distância; Gestão e Negócios; Idiomas, Língua e Literatura; Informática; Pré-IFRS: Preparatório para as Provas de Ingresso no IFRS; Produção Alimentícia; Recursos Naturais; Turismo e Hospitalidade. As inscrições e o ambiente dos cursos virtuais estão em: moodle.ifrs.edu.br.

Você conhece o IFRS?

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) oferece cursos gratuitos em 16 municípios do Rio Grande do Sul. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito.

As unidades do Instituto são: Campus Alvorada, Campus Bento Gonçalves, Campus Canoas, Campus Caxias do Sul, Campus Erechim, Campus Farroupilha, Campus Feliz, Campus Ibirubá, Campus Osório, Campus Porto Alegre, Campus Restinga (Porto Alegre), Campus Rio Grande, Campus Rolante, Campus Sertão, Campus Vacaria, Campus Veranópolis e Campus Viamão. A Reitoria está localizada no município de Bento Gonçalves.

No total, são cerca de 24 mil alunos e 200 opções de cursos. Mais informações no site: www.ifrs.edu.br.

Saiba também: Além do IFRS, no Rio Grande do Sul há outros dois Institutos Federais (IFs): o Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul) http://www.ifsul.edu.br/, com Reitoria em Pelotas; e o Instituto Federal Farroupilha (IFFar) https://www.iffarroupilha.edu.br/, com Reitoria em Santa Maria.

Em todo o país, são 38 IFs levando ensino público e gratuito a mais de 600 municípios (para conhecer a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, acesse o site do Conif: http://portal.conif.org.br/br/).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE