Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação Prefeitura de Erechim
Cidade

Hospital Santa Terezinha realiza captação de órgãos

Além do coração, foram captados rins, fígado e córneas.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
18/09/2023 09:51 – atualizado há 54 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade


Nesta segunda-feira (18) a Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE) realizou um procedimento histórico no município. Foi realizada a primeira captação de coração em Erechim nos últimos vinte anos. A última captação desse órgão havia sido feita pelo Hospital de Caridade, em 2002.

Vale ressaltar que o mês de setembro é conhecido pela conscientização pela Doação de órgãos, e essa captação coroa esse mês temático.

De acordo com a direção da FHSTE, em um momento de muita dor, a família de um jovem aceitou a doação de órgãos, após diagnóstico de morte encefálica. “Essa foi uma captação especial, onde rins, fígado, córneas e o coração puderam salvar outras vidas. Vale destacar que foi a primeira vez que um coração foi captado no município”, disseram.

Divulgação Prefeitura de Erechim

Para o procedimento, duas equipes vinculadas a Central de Transplantes do Estado se deslocaram para Erechim nessa manhã, realizando a captação dos órgãos e tecidos, que foram encaminhados a Porto Alegre, sendo que o coração será imediatamente transplantado.

Divulgação Prefeitura de Erechim

O Hospital Santa Terezinha, através da Comissão Intra Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) agradece a família pelo gesto nobre. 

“Nossa família optou pela decisão de doar pois esse gesto irá de certa forma nos dar conforto pois sabemos que o coração dele e os órgãos irão manter-se vivos em outras pessoas”, disseram os familiares do doador.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE