Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Projeto cria programa que incentiva doação de cabelos para pacientes em tratamento de câncer

Projeto de lei de autoria do vereador Carlos Lemos (PSDB) trata de uma questão delicada, mas que envolve muita solidariedade e sensibilidade.

Giuliano Olivar/Assessoria
por  Giuliano Olivar/Assessoria
11/07/2023 14:52 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última segunda-feira (10), durante a 21ª sessão ordinária do ano, os parlamentares aprovaram de forma unânime um projeto de lei de autoria do vereador Carlos Lemos (PSDB) que trata de uma questão delicada, mas que envolve muita solidariedade e sensibilidade. O texto aprovado institui a criação de um programa de incentivo à doação de cabelos para pacientes em tratamento de câncer em Erechim. A iniciativa será chamada de “Doe Sorrisos”, e terá como marco o dia 27 de novembro.

Conforme detalha Lemos, em razão dos tratamentos para câncer serem muito fortes, e afetarem células que se multiplicam com frequência – como no sistema capilar – é comum que muitos pacientes sofram queda de cabelo. “Entre tantas inquietações que passam pela mente a partir da confirmação do diagnóstico e da definição de tratamento, uma delas é encarar a perda de cabelos, o que muitas vezes gera constrangimento e impacta na autoestima de pacientes, especialmente mulheres”, afirma.

O parlamentar reforça que, mesmo diante desta situação, é possível manter a vaidade e recuperar a autoestima através do uso de lenços, chapéus e próteses capilares (perucas). “Muitas pessoas gostariam de usar uma prótese capilar durante o tratamento, mas nem sempre têm acesso em razão do alto custo. Ao mesmo tempo, existem pessoas interessadas em doar seus cabelos, mas não sabem como fazê-lo”, observa, ressaltando que ONGs e entidades representativas ficarão responsáveis pela confecção e respectiva doação/empréstimo das perucas. “A recuperação da autoestima está diretamente relacionada à autoconfiança, um fator fundamental para vencer o desafio de um longo tratamento”, completa Lemos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE