Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Hamilton Mourão é eleito senador pelo RS

Mourão se elegeu visando fortalecer as bancadas mais à direita no Senado e colocou em campanha como questões prioritárias a reforma administrativa e tributária, o agronegócio e a saúde.

senador
rs
por  senador  e rs
02/10/2022 20:40 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Em sua estreia solo na política, o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (Republicanos-RS), surpreendeu. Com uma boa margem de votos, ele venceu a disputa pelo Senado no Rio Grande do Sul, batendo dois adversários tradicionais — o ex-governador Olívio Dutra (PT) e a ex-senadora Ana Amélia (PSD).

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A estratégia do general foi apostar no prestígio de Jair Bolsonaro (PL) com os gaúchos e colar sua imagem ao presidente. Para conquistar os gaúchos, Mourão primeiro teve que mostrar a identificação com a terra natal. Ele nasceu em Porto Alegre e, durante a carreira militar, foi comandante da Região Sul, baseada na capital.

Já no começo da campanha, o vice-presidente divulgou um vídeo em que o titular do Palácio do Planalto declarava apoio. Bolsonaro e Mourão protagonizaram diversos embates públicos, o que esgarçou a relação entre eles durante o governo. Apesar das divergências, ambos pensam da mesma maneira sobre alguns temas polêmicos. Os dois são críticos do Supremo Tribunal Federal, fazem ressalvas à imprensa por denunciar planos conspiratórios e se colocaram como obstáculo ao avanço esquerdista. Mourão deve ser braço forte do bolsonarismo no Senado Federal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE