Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Não foi votar? Saiba como justificar seu voto

Eleitor tem até 60 dias para justificar ausência .

Correio do Povo
por  Correio do Povo
02/10/2022 21:43 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Neste domingo (2) os brasileiros foram às urnas e aqueles que não conseguiram comparecer ao seu local de votação por qualquer motivo precisam justificar a sua ausência. O prazo é de até 60 dias após cada turno da votação.

Justificativa do voto

O cidadão que não estiver em seu domicílio eleitoral no dia e na hora do pleito (primeiro ou segundo turno) pode justificar sua ausência, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título, ou, em casos de necessidade, entregando o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE) nos locais de votação, ou em mesas receptoras de justificativas instaladas exclusivamente para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais.

O prazo de justificativa é em até 60 dias após cada turno da votação, apresentar a justificativa pelo e-Título, pelo Sistema Justifica, disponível nos Portais do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais, ou entregar o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) em qualquer zona eleitoral. O eleitor pode também enviá-lo via postal à autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual a eleitora ou o eleitor não tenha comparecido por estar fora de seu domicílio eleitoral. Se a pessoa faltou à votação nos dois turnos deve justificar cada um separadamente, obedecendo aos requisitos e prazos de cada turno.

Não há número limite de justificação de ausência. É possível fazê-las quantas forem necessárias.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE