Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Política

Fiscalização Ambiental Sofre Queda de 92% em 2024 devido à Paralisação no Ibama

Servidores reivindicam melhorias, incluindo aumento salarial e novo plano de carreira, impactando a efetividade das ações de combate ao desmatamento.

Redação
por  Redação
17/01/2024 10:40 – atualizado há 36 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A paralisação dos servidores do Ibama resultou em uma queda significativa nas atividades de fiscalização ambiental, conforme apontado pela Associação Nacional dos Servidores Carreira de Especialista em Meio Ambiente (Ascema) em levantamento divulgado nesta terça-feira. Durante a primeira quinzena de 2024, a emissão de autos de infração pelo órgão registrou uma redução de 92,6% em comparação ao mesmo período de 2023, passando de 118 para apenas 11 registros.

Apesar da suspensão das atividades de campo, os servidores mantêm suas funções nos processos internos. Contudo, o impacto dessa paralisação sobre a política ambiental do governo federal e a eficácia das ações de combate ao desmatamento permanecem incertos. Recentemente, muitos servidores optaram por não participar de operações de fiscalização na Amazônia e na Terra Indígena Yanomami, levantando dúvidas sobre a continuidade dessas medidas.

Os servidores do Ibama estão reivindicando melhorias em suas condições de trabalho, destacando a necessidade de um novo plano de carreira e aumento salarial. Durante a COP28, trabalhadores do Ibama e do ICMBio expressaram descontentamento com a gestão petista, acusando-a de deslealdade. As negociações, no entanto, não avançaram após a primeira reunião, com os servidores demandando uma segunda reunião ainda em 2023, que não foi realizada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE