Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Economia

FIERGS diz que decisão do Copom de manter taxa de juros se explica pelo cenário interno

Presidente Gilberto Porcello Petry analisa efeitos da permanência da Selic em 13,75%.

Assessoria/FIERGS
por  Assessoria/FIERGS
21/09/2022 19:14 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter a taxa Selic em 13,75%, na reunião desta quarta-feira, se explica, segundo a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), pelo fato de o Brasil ter começado o aperto monetário muito antes dos demais países, e as implicações dos juros elevados têm impactos defasados sobre a economia. 

“O cenário mais favorável no médio prazo no âmbito doméstico, somado a um ambiente externo que sinaliza aumento generalizado nos juros e consequente redução da atividade econômica, o qual deve ajudar a descomprimir cadeias e preços de matérias-primas, forma o cenário base para o Copom anunciar o encerramento do ciclo de alta da Selic”, explica o presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, lembrando que foram 12 reuniões consecutivas de aumentos na taxa básica de juros.

Divulgação/FIERGS

Segundo Petry, o Banco Central deve continuar com uma postura vigilante em relação às incertezas que rondam o cenário, principalmente em relação à condução da política fiscal a partir de 2023, que poderá ser fonte de oscilações da taxa de câmbio e de juros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE