Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/FIERGS
Economia

Presidente da FIERGS afirma que Banco Central deve ser responsável frente ao combate à inflação

Copom subiu a taxa Selic em um ponto percentual.

Assessoria/FIERGS
por  Assessoria/FIERGS
16/03/2022 19:56 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, afirmou nesta quarta-feira (16) que o aumento de um ponto percentual na taxa Selic, chegando a 11,75%, definido pelo Comitê de Política Monetária (Copom) se deve a persistência da inflação “que tem corroído o poder de compra das famílias e as margens das empresas”.

Ele acrescenta que o conflito entre Rússia e Ucrânia tornou o cenário ainda mais adverso. “Temos a possibilidade de nos próximos meses observarmos o surgimento de choques de inflação ‘importada’, principalmente nos combustíveis, que poderão ser atenuados pelas desonerações que estão sendo executados pelo Governo Federal”, ressaltou.

Petry salienta que com a escalada da inflação e a possibilidade de um baixo crescimento mundial em 2022, se espera responsabilidade do Banco Central no combate à pressão sobre os preços, “para que o ciclo de alta tenha um menor custo em termos de atividade e emprego”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE