Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

EGR e FIERGS lançam ação social para doação de alimentos

Iniciativa irá beneficiar pessoas em condições de vulnerabilidade.

Assessoria/FIERGS
por  Assessoria/FIERGS
17/03/2022 19:56 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), em conjunto com a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, promoverá na próxima segunda-feira (21) o lançamento da campanha “Parada Solidária - Doe Alimentos nos pedágios e alimente a esperança”. A ação será realizada no Rio Grande do Sul e os alimentos serão arrecadados nas 12 praças de pedágio da EGR, além das sedes da própria empresa e da Fundação. As atividades têm o propósito de beneficiar comunidades gaúchas em situação de vulnerabilidade social.

O diretor-presidente da EGR, Luiz Fernando Záchia, esclarece que a integração entre o poder público e a sociedade é crucial para que a distribuição de alimentos alcance quem realmente precisa. "Nossa principal meta é viabilizar iniciativas estratégicas, de caráter social, direcionadas para o bem-estar da população mais carente”, salienta. De acordo com o dirigente, é imprescindível a adesão de empresas, órgãos e pessoas à campanha, para que os resultados sejam satisfatórios.

De acordo com o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella, a iniciativa de ajudar ao próximo por meio da doação de alimentos deve ser incentivada em todo o Rio Grande do Sul. “Neste momento em que os efeitos econômicos da pandemia seguem gerando dificuldades quanto ao acesso à alimentação básica, é fundamental que cada um faça a sua parte, para que possamos promover o bem. Essa campanha é de todos nós, por isso queremos conclamar a sociedade a espalhar essa mensagem”, frisou o titular da pasta.

O diretor-superintendente geral do Sistema FIERGS, Carlos Heitor Zuanazzi, comemorou a parceria firmada com a EGR e a iniciativa pela elaboração da campanha. Para ele, a fome é o maior flagelo que atinge a humanidade e, para atender a essa crescente demanda, a FIERGS acolhe novos parceiros e mantenedores, pois assim fica ainda mais forte para beneficiar a sociedade. “Com certeza, a Parada Solidária trará muitos benefícios às comunidades carentes do nosso Estado”, enalteceu Zuanazzi.

A parceria estruturada em conjunto com a FIERGS possibilita uma ação rápida e efetiva, aliando o recolhimento de alimentos não perecíveis à experiência de uma distribuição eficaz, com a finalidade de amparar e resguardar grupos socialmente vulneráveis por meio da solidariedade. Todo o alimento doado será destinado às comunidades por meio da expertise da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS, juntamente com lideranças locais, que farão a coleta, o transporte e a distribuição dos alimentos doados.

Criados e mantidos pelo Conselho de Cidadania da FIERGS, os Bancos Sociais buscam transformar desperdício em benefício social, por meio de um processo de mudança cultural. Entre as ações realizadas, está a arrecadação de alimentos, livros, roupas e excedentes industriais para atender às necessidades da população de baixa renda. O projeto também fornece acesso a cursos profissionalizantes de diversas áreas - como vestuário, marcenaria e informática.

Onde doar?

  • Nas 12 Praças de Pedágios localizadas em:
  • Boa Vista do Sul: RSC-453 - Km 78+950, trecho: Estrela a Garibaldi
  • Campo Bom - ERS-239 - Km 19+000, trecho: Estância Velha a Sapiranga
  • Coxilha - Endereço: ERS-135 - Km 18+300, trecho: Passo Fundo - Erechim
  • Cruzeiro do Sul - RSC-453 - Km 18+900, trecho: Lajeado - Venâncio Aires
  • Encantado - ERS-130 - Km 93+960, trecho: Lajeado - Guaporé
  • Flores da Cunha - ERS-122 - Km 100+980, trecho: Caxias do Sul - Antônio Prado
  • Gramado - Endereço: ERS-235 - Km 27+580, trecho: Gramado - Nova Petrópolis
  • Portão - ERS-240 - Km 13+180
  • Santo Antônio da Patrulha - ERS-474 - Km 20+000, trecho: Entrada da ERS-239 até Entrada da ERS-030
  • São Francisco de Paula - ERS-235 - Km 52+930, trecho: Gramado - São Francisco de Paula
  • Três Coroas - ERS-115 - Km 23+690, trecho: Gramado - Taquara
  • Viamão - ERS-040 - Km 19+530, trecho: Viamão a Pinhal
  • Locais para doar em Porto Alegre
  • Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)
  • Endereço: Av. Borges de Medeiros, 1555, 11º andar
  • Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS
  • Endereço: Av. Francisco Silveira Bitencourt 1928, Porto Alegre

O que doar

Arroz, feijão, café, farinha de trigo, lentilha, bolacha, massa, molho de tomate, açúcar, leite em pó, achocolatado, leite em embalagem tetra pak.

A Fundação foi idealizada, desenvolvida e implementada pelo Conselho de Cidadania da FIERGS. É uma inovadora "metodologia" de trabalho, que objetiva a inserção das entidades de classe, empresas, empresários e sociedade civil na área de responsabilidade social, com o objetivo de apoiar e fortalecer de forma eficaz as iniciativas do Terceiro Setor no combate à fome, violência e miséria.

A Fundação é mantida pelo Sistema FIERGS, ou seja, pelo instituidor CIERGS, SESI e SENAI, e é administrada por um Conselho Curador, um Conselho de Administração, um Conselho Fiscal e um Diretor Superintendente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE