Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Expointer - Pavilhão da Agricultura Familiar deverá bater recorde de vendas

No levantamento mais recente, realizado na quarta-feira, 31, os 337 empreendimentos já somavam, juntos, uma comercialização total de RS 3.753.598,37

Assessoria/Emater
por  Assessoria/Emater
02/09/2022 16:15 – atualizado há 10 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Ainda falta todo um final de semana para o término da 45ª Expointer, em Esteio, mas a Emater/RS-Ascar já projeta um volume recorde de vendas no Pavilhão da Agricultura Familiar – um dos espaços mais procurados pelos visitantes da Feira. No levantamento mais recente, realizado na quarta-feira (31/08), os 337 empreendimentos já somavam, juntos, uma comercialização total de RS 3.753.598,37 – o que representa um aumento de 62% num comparativo com 2019, antes da pandemia, quando os primeiros cinco dias de evento acumularam R$ 2.904.037,47.

Para o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Econômico da Emater/RS-Ascar, Junior Lopes dos Santos, os números satisfatórios podem ser explicados por alguns fatores, que vão desde aspectos econômicos – caso da elevação dos preços que resultam do acumulado da inflação – até um aumento no número de empreendimentos presentes no Pavilhão. “E, claro, o próprio arrefecimento da pandemia também reflete nos negócios, já que, aparentemente, havia uma demanda reprimida para este tipo de produto”, analisa.

Outro diferencial que tem facilitado os negócios tem a ver com as formas de pagamento. “Hoje, a grande parte das agroindústrias oportunizam o uso do cartão de crédito, de débito ou o pix na hora das vendas e isso também gera um impacto positivo”, avalia. Junior salienta ainda que, para além do grande volume de vendas diretas geradas no Pavilhão, há o aspecto da oportunidade. “Muitos empreendimentos estão participando pela primeira vez da Feira, que se torna um espaço de prospecção e de possibilidades futuras”, pondera Junior.

É o caso, por exemplo, da agroindústria familiar Costa Dias, de Rio Grande, que trouxe vinhos artesanais tintos e brancos, secos e suaves, além da jeropiga, uma bebida tradicional portuguesa, que se consiste em uma espécie de vinho licoroso, que tem chamado a atenção dos visitantes. “Somos uma família que há cinco gerações produz a bebida e, pra nós, esse contato direto com o consumidor é excelente, justamente por permitir que as pessoas conheçam não apenas a bebida, mas a história por trás”, salienta o jovem Gabriel da Costa Dias, que trabalha ao lado dos pais Rosângela e Hermes.

Até o próximo domingo (04/09), o Pavilhão segue aberto ao público. No local, extensionistas da Emater/RS-Ascar também orientam os produtores e consumidores sobre as etapas para a formalização dos empreendimentos, repassando informações sobre crédito rural e cooperativismo e de ações em turismo rural. Além desses, a Cozinha Show também conta com oficinas culinárias diárias – às 11h, 12h, 14h e 15h – com receitas e preparações com produtos das agroindústrias familiares.

O pavilhão é coordenado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Emater/RS-Ascar, Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag/RS), Via Campesina, Universidade Federal Fluminense, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf). No local, são 337 empreendimentos de 160 municípios do Estado e de seis municípios de Minas Gerais, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Deste total, 268 são agroindústrias familiares, 52 são de artesanato e 17 são espaços de comercialização de plantas e flores.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE