Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

Eventos do El Niño serão mais frequentes e intensos

Intensidade dos eventos podem ser até 20% mais fortes

Agrolink.com
por  Agrolink.com
28/07/2023 20:31 – atualizado há 20 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Em um mundo cada vez mais afetado pelas mudanças climáticas, os eventos do El Niño, parte do fenômeno conhecido como Oscilação Sul-El Niño (ENSO), estão se tornando mais frequentes e intensos. Por mais de 30 anos, os pesquisadores climáticos têm se perguntado como as mudanças climáticas induzidas pelo homem afetam o ENSO. Embora ainda não haja evidências claras de que as mudanças climáticas já afetaram o ENSO, o estudo sugere que os eventos futuros de El Niño se tornarão mais frequentes e intensos.

O estudo, liderado por Wenju Cai e colegas, revisou estudos anteriores e realizou novas análises para fornecer insights adicionais sobre essa questão crucial. Os pesquisadores usaram simulações de computador de vários séculos a partir da última geração de modelos climáticos, combinadas com técnicas de análise sofisticadas, para abordar a questão.

Os resultados indicam que há uma alta probabilidade de que as variações do ENSO tenham aumentado em amplitude em até 10% desde 1960 devido ao aumento observado das concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera. Isso significa que os eventos fortes de El Niño e La Niña estão se tornando mais fortes e mais frequentes, assim como observamos no registro histórico mais recente.

Essa amplificação do ciclo ENSO se traduz em secas, inundações, ondas de calor, incêndios florestais e tempestades severas mais extremas e frequentes ligadas ao ENSO. Isso foi observado durante a recente La Niña de três mergulhos que terminou em março passado e o grande El Niño de 2015/16.

O estudo também indica que as variações do ENSO provavelmente se tornarão ainda mais fortes (em 15-20% sob cenários de alta emissão) no final deste século se as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera continuarem a aumentar.

O ENSO surge de feedbacks auto-reforçadores entre a atmosfera e o oceano, e esses feedbacks se tornam mais fortes em um mundo mais quente. Sob o aumento da força dos gases de efeito estufa, as camadas superiores do Pacífico tropical se aquecem mais rápido que o oceano mais profundo. A camada de superfície mais quente aumenta a precipitação, e juntos eles aumentam a estratificação de densidade do oceano superior, tornando-o mais sensível à força do vento. Assim, o acoplamento do oceano e da atmosfera se torna mais forte, tornando os balanços entre El Niño e La Niña mais extremos.

No entanto, é importante notar que os modelos climáticos têm limitações conhecidas, e as conclusões deste estudo dependem da geração atual desses modelos. Ainda assim, eles são as melhores ferramentas disponíveis para abordar esse problema, e o estudo de Cai e colegas extrai todas as informações possíveis deles para fazer seu caso.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE