Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Erechim inicia Plano de Contingência devido ao El Niño

Ações em intempéries serão coordenadas pela Defesa Civil, vinculada à Secretaria de Gestão e Governança

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
12/07/2023 11:17 – atualizado há 58 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade


Prevenção, mitigação, recuperação e resposta em situações de emergência foram temas de uma reunião na manhã desta quarta-feira (12), no Salão Nobre da Prefeitura de Erechim.

Estiveram presentes o prefeito, Paulo Polis, o vice-prefeito, Flávio Tirello, entre outros representantes das Secretarias de Administração; Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar; Assistência Social; Educação; Gestão e Governança; Meio Ambiente; Obras Públicas, Habitação, Segurança e Proteção Social; e Saúde; além de Defesa Civil.

Prefeitura de Erechim/Divulgação

Efeitos do El Niño

O secretário de Gestão e Governança, Edgar Marmentini, abriu a reunião falando sobre a execução de um Plano de Contingência devido ao El Niño. “Vamos estruturar respostas rápidas em todas áreas, se por acaso, formos atingidos por intempéries. A previsão é que tenhamos riscos disso até o mês de outubro devido a esse fenômeno atmosférico que impacta no clima”, comentou o secretário. Marmentini ainda destacou que as ações serão coordenadas pela Defesa Civil de Erechim, que está vinculada à Secretaria de Gestão e Governança.

Entre os efeitos do El Niño que estão previstos estão: elevados volumes de chuva, deslizamentos de encostas, vendaval, ciclones semanais e enxurradas. O coordenador da Defesa Civil, Ronaldo Manica, explicou sobre as previsões e o monitoramento que é feito. “Já temos o mapeamento das áreas de risco e o que pode ser feito neste momento. Agora, vamos capacitar as equipes que vão atuar nestes casos”, destacou Manica. Ele ainda comentou que a na próxima quarta-feira (19), será realizado um treinamento de Comando de incidentes e gerenciamento de abrigo temporário, das 8h às 16h30 no Pólo de Cultura da ACCIE.

Defesa Civil organizada

O coordenador regional, da CREPDEC 2, Major Darci Bugs Junior, participou da reunião destacando a organização e o trabalho que já é feito pela Defesa Civil de Erechim, juntamente com a Força Voluntária Alto Uruguai. Ele também pontuou a importância da parceria com o Governo Municipal. “Erechim tem uma gestão eficiente e organizada que traz resultados. Essa preparação também será muito importante para atuação de um possível incidente”, comentou.

Encerrando os direcionamentos que cada Secretaria Municipal vai dar, o prefeito Paulo Polis, pediu comprometimento de todos para atender a população sempre que necessário. “Nossos passos agora são monitorar os locais de risco, ter planos A, B e C bem claros. Seja qual for o incidente, nós temos a força de reação e temos que estar preparados nesses casos também”, declarou o prefeito Polis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE