Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação/NASA
Clima

NASA mostra El Niño trazendo furacões para América do Sul

Flagra mostra fenômeno avançando e atingindo os oceanos; SC também terá impactos

BBC Brasil
por  BBC Brasil
24/06/2023 06:43 – atualizado há 50 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A NASA publicou no último dia 8 uma imagem de como o fenômeno El Niño está aquecendo as águas dos oceanos. Segundo a agência americana, os pesquisadores descobriram fortes relações entre episódios de El Nino e mudanças no clima e na cobertura de gelo marinho ao redor da Antártica.

A agência afirmou ainda que o fenômeno, que justamente aquece as águas do Pacífico, impactam também no clima mundial. Segundo os pesquisadores essa mudança nos oceanos pode causar furacões no Atlântico e ciclones no Oceano Pacífico.

Nas imagens da NASA é possível ver anomalias em um gráfico que leva em conta a temperatura dos oceanos.

Segundo a NASA, os dados mais recentes do nível do mar do satélite americano-europeu Sentinel-6 Michael Freilich indicam os primeiros sinais de um El Niño em desenvolvimento no Oceano Pacífico equatorial.

As imagens mostram a formação de ondas de centenas de quilômetros de largura se movendo de oeste para leste ao longo do equador em direção à costa oeste da América do Sul, ou seja, trazendo os fenômenos climáticos como os furacões no ocenao.

Segundo a agência, quando se formam no equador, as ondas Kelvin trazem água quente, associada a níveis mais elevados do mar, do Pacífico ocidental para o Pacífico oriental.

Os cientistas alertam que a água se expande à medida que esquenta , então o nível do mar tende a ser mais alto em locais com água mais quente.

“Estaremos observando este El Niño como um falcão”, disse Josh Willis, cientista do projeto Sentinel-6 Michael Freilich no Laboratório de Propulsão a Jato da NASA no sul da Califórnia.

“Se for grande, o mundo verá um aquecimento recorde”, finaliza o alerta.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE