Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Prefeitura de Erechim/Divulgação
Cidade

Erechim: Olimpíada Estudantil foca no desporto educacional

Abertura será na próxima semana e 20 escolas serão representadas em modalidades coletivas e individuais

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
28/06/2023 09:32 – atualizado há 33 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Educação com a finalidade de alcançar o desenvolvimento integral das pessoas e formação para o exercício da cidadania e a prática do lazer – são definições que fazem parte do desporto educacional, foco das Olímpiada Municipal Estudantil e 1ª Etapa do JERGS – Edição 2023 que iniciam na próxima semana, em Erechim. 

As competições são organizadas pela Secretaria Municipal de Cultura e Esporte, com apoio da Secretaria Municipal de Educação e 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).

A diretora de Esportes, Karla Chaves Loureiro, comenta que neste ano, a Olimpíada Estudantil visa gerar um ambiente inclusivo.

“Além das tradicionais modalidades, estamos incluindo na nossa Olimpíada Escolar, esportes paralímpicos e artes marciais. 
O esporte é um ambiente para dar voz e espaço as questões que tenham impacto social positivo e que, de fato, inclua minorias, possa romper preconceitos e discriminação, gerando um ambiente mais inclusivo a partir das nossas crianças e adolescentes, e isso com certeza, vai se replicar fora da competição”, explica a diretora.

Cerimônia de Abertura

A abertura será na próxima semana, quinta-feira (06/07), às 14h no Colosso da Lagoa. Algumas surpresas estão sendo preparadas, como incluindo atletas que competem profissionalmente em suas modalidades e levam o nome da cidade, além de serem vencedores na vida profissional através do esporte.

Mobilização de estudantes

A Olímpiada Municipal Estudantil e 1ª Etapa do JERGS – Edição 2023 têm 20 Escolas Públicas e Privadas inscritas. São 14 equipes de basquete, 16 equipes de basquete 3x3, 21 equipes de handebol, 18 de voleibol e 46 equipes de futsal. As modalidades individuais como taekwondo e atletismo ainda não tem o número fechado de participantes.

A secretária adjunta da Educação, Greicimara do Nascimento, destaca que mostrar que o esporte é para todos é uma preocupação, principalmente focado nos estudantes da Educação Especial.

“Nós tivemos bastante diálogo com os professores para termos uma Olimpíada Inclusiva. Por exemplo, as crianças que tem algum tipo de necessidade especial vão participar junto as demais, claro que tendo sua premiação da modalidade, mas competindo e se integrando em um mesmo ambiente”, comenta a secretária adjunta.

Aspectos de Olimpíada

No ano passado, durante dois meses, mais de 700 atletas integraram a Olímpiada Municipal Estudantil e a expectativa é que mais estudantes estejam integrados neste ano. A secretária de Cultura e Esporte, Carla Talgatti, ressalta que as competições têm bem mais que espirito de disputas.

“As Olimpíadas que conhecemos tem como principal aspecto a união e a paz, e é isso que queremos resgatar, realizando uma Olimpíada Estudantil mais humanizada, com ênfase ao desporto educacional, ressaltando os valores olímpicos dentro desse processo entre professores, educandos e comunidade em geral que vai estar envolvida”, finaliza a secretária.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE